Política

Cesan aparece em lista da Odebrecht investigada na Lava Jato

Em nota, a Cesan informou, por meio da sua assessoria de imprensa, que não conhece o teor do relatório, mas que todos seus contratos estão dentro da legalidade

A Cesan teve contrato com a Odebrecht em 2008. Foto: Divulgação

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) está na lista de supostos beneficiários de um esquema de propina que era feito pela Odebrecht e que está sendo investigada na Operação Lava Jato. 

Segundo um relatório da Polícia Federal, a empresa teve um contrato de R$ 208 milhões com a Odebrecht, em 2008, para realizar obras do programa Águas Limpas, na Praia do Morro, em Guarapari. 

O nome da Cesan aparece no relatório da Polícia Federal como empresa com o contrato que diz: "É indubitável (é certo) que os nomes listados motivaram pagamento de vantagens indevidas". 

Em nota, a Cesan informou, por meio da sua assessoria de imprensa, que todos os seus contratos são licitados conforme as normas jurídicas vigentes e obedecem ao devido processo legal. A Companhia acrescenta que desconhece o teor do relatório.

Capixaba depõe na Lava Jato 

Na última segunda-feira, o economista Gradiston Coelho da Silva foi levado para depor à Superintendência da Polícia Federal em Vila Velha. Ele ficou pouco tempo no local, onde prestou depoimento e foi liberado. 

Na representação feita pelo delegado Filipe Hille Place, o economista aparece como um dos possíveis beneficiários da Odebrecht. A entrega de dinheiro em espécie teria sido efetivada em um hotel localizado em Belo Horizonte (MG). 

Além do capixaba, foram realizados outros nove mandados de condução coercitiva, 27 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária, dirigidos contra o ex-ministro da Casa Civil, Antônio Palocci, o ex-secretário da Casa Civil, Juscelino Antônio Dourado e Branislav Kontic, que atuou como assessor da campanha de Palocci em 2006.

Pontos moeda