Política

Debate de Cariacica marcado por provocações entre Juninho e Marcelo Santos

Provocações marcaram o debate entre os candidatos a prefeito de Cariacica, Marcelo Santos e Juninho, promovido pela Rede Vitória na noite desta segunda-feira

Debate com Marcelo e Juninho teve cinco blocos Foto: Everton Nunes

As provocações marcaram o debate entre os candidatos a prefeito de Cariacica, Marcelo Santos (PMDB) e Juninho (PPS) promovido pela Rede Vitória na noite desta segunda-feira (24).

Perdeu o debate? Assista aqui

No bloco sobre saúde, Marcelo foi questionado por Juninho sobre quanto de emenda parlamentar individual, cujo valor é de cerca de R$ 1,2 milhão por ano, teria destinado para Cariacica.

O candidato do PMDB afirmou que os recursos foram utilizados para o Pronto-Atendimento (PA) do trevo, seis novas unidades de saúde, compra de seringas, ajuda à Apae e outras entidades. 

Juninho negou as informações de Marcelo e disse que o deputado só enviou R$ 200 mil - em quatro anos - para ajudar na compra de seringas para o município e que os demais valores foram enviados de forma coletiva por deputados da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Marcelo pergunto em tom irônico se o prefeito achava que a saúde da cidade não precisava melhorar. Em resposta, Juninho também foi irônico. "Se o senhor morasse em Cariacica, acompanhasse a cidade, saberia que tem que melhorar muita coisa".

Ainda em saúde, Juninho afirmou que conseguiu implantar 70% da informatização do PA do Trevo e que assim que terminar, caso seja reeleito, dará início à informatização das unidades de saúde, o que permitirá aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) marcar consulta por telefone. "Infelizmente os deputados, e principalmente o Marcelo, teve a oportunidade de nos ajudar e não fez até hoje", disse o candidato do PPS, que também prometeu transformar o antigo PA de Itacibá num centro de especialidades.

Marcelo Santos prometeu  criar um programa especial de atendimento à mulher, ao idoso e às crianças e também apliar os recursos destinados para o hospital São João Batista. Já no que diz respeito ao antigo PA de Itacibá, o deputado estadual disse que, caso seja eleito, irá dar outra utilidade ao espaço. "Eu vou ali abrir uma unidade de saúde, um atendimento especial para mulher e para o idoso para que eles possam ter o atendimento devido logo no início do mandato".

Ainda em tom de promessismo, Juninho afirmou que irá finalizar a UPA de Flexal II, ampliar e reformar o PA de Bela Vista, fazer as unidades de saúde se comunicarem entre si e ampliar os serviços da farmácia central. Marcelo relatou que irá informatizar a saúde e fazer com que os sistemas sejam ligados ao estadual e federal. Falou ainda em atendimento humanizado. 

Em Educação, Marcelo disse que só depois de quatro anos Juninho entregou os uniformes escolares e ainda com as medidas erradas. Em resposta, o prefeito afirmou que a cada dois anos a prefeitura compra uniformes e que fica a cargo das diretorias fazer as medidas. Sobre a demora para a entrega, Juninho disse que as empresas habilitadas "não tiveram competência" para entregar as 42 mil unidades no prazo correto e que, se reeleito, construirá dez novas creches.

Marcelo prometeu uniformes entregues no tempo certo e com as medidas certas e a reforma e a ampliação das unidades de ensino. Provocado por Juninho, que afirmou que o deputado seria contra a eleição de diretores na rede municipal por ter votado contra a mesma proposta em âmbito estadual, o parlamentar afirmou que na Assembleia Legislativa a matéria era inconstitucional, pois o Legislativo não teria competência para tal medida. Apenas o Executivo.

"Não fale aquilo que você não sabe", disse Marcelo em resposta a Juninho. "Votei pelo vício de iniciativa (...) como o senhor desconhece isso, não fale aquilo que não conhece", completou. Marcelo também aproveitou a oportunidade para afastar uma suposta onda de boataria a seu respeito na cidade. "Estão espalhando que vou acabar com tudo. Que vai ficar só eu e o Moxuara", relatou. Na área de educação, Marcelo prometeu creche em tempo integral para algumas regiões. Juninho também afirmou que depois transformará algumas creches em tempo integral caso seja reeleito, mas disse que primeiro irá trabalhar para colocar um maior número de crianças entre zero e quatro anos nas creches.

Em segurança, houve debate sobre o suposto atentado contra Marcelo no último dia 18 de outubro. Juninho ironizou o fato, dizendo que a própria Polícia Federal disse que não vai interferir, pois "não vê ato político" e ainda acusou o deputado de abuso de poder. No discurso Juninho disse que o cidadão comum precisa passar por toda a burocracia quando é ameaçado ou roubado. Diferentemente da situação de Marcelo Santos. "Eu não aceitei segurança privada", justificou Juninho.

Para se defender, Marcelo afirmou que o prefeito estava nivelando o debate por baixo e que fugia a todo momento de suas perguntas. Também afirmou que o atual gestor teria ficado aquém das expectativas da população, pois teria, por exemplo, prometido IPTU de graça para moradores de ruas sem pavimentação e não teria cumprido o que prometeu ao limitar esse direito. Em resposta Juninho afirmou que os moradores precisam ir à prefeitura preencher um formulário para ter direito ao benefício.

Questionado por Marcelo de porque Cariacica teria perdido recursos do Estado para implantar o programa de combate ao crack, conforme acontece em Vitória, Juninho disse que a Polícia Militar não aceitou assumir o mesmo compromisso que firmou na capital e que isso teria inviabilizado o projeto. Mas segundo o prefeito, há 100 câmeras de videomonitoramento funcionando na cidade, em três turnos, e mais de 30 mil pontos de iluminação pública - tudo bancado com recurso próprio.

Quer saber mais do que foi discutido? Assista ao debate aqui

Ambos os candidatos aprovaram o debate promovido pela Rede Vitória. "Achei importante para que a população possa conhecer seus candidatos, os projetos que estamos apresentando para a cidade. Esse é o momento em que ela forma seu juízo para decidir em qual candidato vai votar, qual candidato é o mais preparado e precisa ter a oportunidade, como é o meu caso, para governar a cidade com a experiência que adquiri, com amadurecimento e com as parcerias que constituí", disse Marcelo Santos.  

"Foi um debate em que conseguimos provocar algumas situações na cidade e acho que a população tem de investigar um pouco mais, porque aqui não houve tempo necessário para boas respostas. A gente percebe meu adversário a todo momento querendo fugir de um debate que levasse em consideração também a sua vida política além da gestão. Acho que nós conseguimos fazer uma provocação para que a população de Cariacica possa analisar os programas, observar as práticas, ver se são esses mesmos os parceiros colocados, se essa é a conduta mesmo, para depois fazer a melhor escolha no dia 30", declarou Juninho.

Próximo debate

Na próxima quarta-feira (26) a Rede Vitória recebe os candidatos a prefeito da capital, Luciano Rezende (PPS) e Amaro Neto (SD), para o último debate deste segundo turno. A transmissão terá início às 19h15 pela TV Vitória, pelo Folha Vitória e também pelo facebook do jornal online. Não perca!

Pontos moeda