Política

PMDB e PSDB lideram prefeituras do ES a partir do próximo ano

O Partido Social Brasileiro (PSB) liderava as prefeituras do Espírito Santo, mas com as novas eleições ele perdeu cerca de oito postos, passando de 14 administrações para apenas seis

A Prefeitura de Cachoeiro, que está sob administração do PT, será comandada pelo PSB nos próximos quatros anos Foto: ​Divulgação

Com as eleições do último domingo (2), o Partido do Movimento Democrático (PMDB) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) elegeram o maior número de prefeitos no Espírito Santo para os próximos quatro anos.

Segundo levantamento realizado pelo jornal online Folha Vitória, os dois partidos elegeram 28 cargos executivos. Esse número pode aumentar mais, pois os candidatos Max Filho (PSDB) e Marcelo Santos (PMDB) estão no segundo turno concorrendo à prefeitura de Vila Velha e Cariacica, respectivamente.

O PMDB vai administrar as prefeituras de Afonso Cláudio, Alto Rio Novo, Anchieta, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Divino São Lourenço, Ibatiba, Ibitirama, Itaguaçu, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Mimoso do Sul, Santa Maria de Jetibá e São Roque do Canaã. Ao todo, o partido vai administrar 16 municípios capixabas.

Já o PSDB,  elegeu representantes para os municípios de Alegre, Boa Esperança, Conceição da Barrra, Governador Lindenberg, Irupi, Marilândia, Pedro Canário, Ponto Belo, Presidente Kennedy, São Mateus, Sooretama e Vargem Alta. O partido vai responder por 12 municípios capixabas nos próximos quatro anos.

Antes das eleições

O Partido Social Brasileiro (PSB) liderava as prefeituras do Espírito Santo, mas com as novas eleições ele perdeu cerca de oito prefeituras, passando de 14 administrações para apenas seis. 

Além do PSB, quem também perdeu força no Espírito Santo foi o Partido dos Trabalhadores (PT). Ele deixa de governar cinco municípios capixabas e passa a administrar, a partir do próximo ano, apenas a prefeitura de Barra de São Francisco.

Quatro municípios da Grande Vitória terão segundo turno Foto: Divulgação

Veja quantas prefeituras cada partido vai governar

- PMDB: 16 municípios

- DEM: 4 municípios

- PSD: 5 municípios

- PSDB: 12 municípios

- PSB: 6 municípios

- PP: 3 municípios

- SD: 3 municípios

- PT: 1 município

- PCdoB: 1 município

- PV: 3 municípios

- PDT: 7 municípios

- PR: 1 município

- PMN: 4 municípios

- PROS: 3 municípios

- PRP: 3 municípios

- PRB: 1 município

- PTN: 1 município

Pontos moeda