Política

Morre ex-governador do Espírito Santo Elcio Alvares

Elcio Álvares foi deputado estadual, deputado federal, senador e governador do Espírito Santo entre 1975 e 1979

Élcio sofria de problemas renais Foto: Divulgação/Assembleia

O ex-governador do Espírito Santo Elcio Álvares, que atualmente exercia o cargo de diretor-presidente da Banestes Seguros, faleceu no início da tarde desta sexta-feira (09), aos 84 anos.

Ele estava internado desde o último dia 24 de agosto no hospital Unimed, em Vitória, com problemas de insuficiência renal, que alteravam a sua pressão arterial. Como o tratamento clínico com medicamentos e dietas não estava mais surtindo os efeitos esperados, o ex-deputado precisou ser internado. 

História de vida

Elcio Álvares foi deputado estadual, deputado federal, senador e governador do Espírito Santo entre 1975 e 1979. 

Ao longo dos seus quatro anos à frente do Executivo estadual, deu início a um ousado plano de investimentos que incluiu Terceira Ponte, rodoviária de Vitória, Rodovia do Sol, Centro de Reabilitação Físico e Motora de Vila Velha, construção de quase toda a Segunda Ponte e a conclusão do Porto de Capuaba.

Foi também em seu governo que ficou definida a implantação no Espírito Santo da Companhia Siderúrgica de Tubarão (CTS), hoje Arcelor Mittal.

Élcio foi ministro em duas ocasiões: a primeira na presidência de Itamar Franco, como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (1994 a 1995) e em seguida na presidência de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), como ministro da Defesa (1999 a 2000). 

Foi ainda presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), entre os anos de 2009 e 2011, mas exerceu mandato até 2014, quando anunciou que não disputaria mais eleições, prometendo permanecer na política. 

Em 2015, no mês de fevereiro, assumiu o cargo de diretor-presidente da Banestes Seguros a convite do governador Paulo Hartung (PMDB), de quem foi líder de governo na Ales por dois anos. Desde então, permanecia nesse posto do banco estadual.

Pontos moeda