Política

César Colnago reassume Governo do Estado durante tratamento médico de Hartung

O governador Paulo Hartung passa por tratamento decorrente de um câncer retirado em fevereiro deste ano. A transmissão do cargo foi realizada no gabinete do governador, no Palácio Anchieta

Colnago assume o governo pela 7ª vez Foto: Divulgação/Governo

No início da tarde desta terça-feira (16), o vice-governador, César Colnago, assumiu o comando do Poder Executivo Estadual pela sétima vez. Ele assume a interinidade até o próximo dia 24 deste mês, enquanto o governador Paulo Hartung, atendendo recomendação médica, ficará afastado das atividades profissionais para, posteriormente, dar seguimento ao tratamento médico que começou com um procedimento cirúrgico, no último mês de fevereiro com a retirada de um tumor na bexiga. A transmissão do cargo foi realizada no gabinete do governador, no Palácio Anchieta, em Vitória.

Durante a agenda de transmissão, o governador Paulo Hartung explicou que, segundo os médicos, o tratamento está sendo bem sucedido com resultados exitosos e ausência de novos tumores cancerígenos. “Passo o Governo para César por um período curto, que por orientação médica, será importante para mim. Vou me preparar para um tratamento de imunoterapia e, neste período, vou descansar para chegar bem e dar continuidade a este tratamento que tem dado tudo certo”, explicou Hartung.

O tratamento de imunoterapia que será realizado por Paulo Hartung, terá duração de seis semanas. A medicação aplicada diretamente na bexiga, por meio de um cateter, em vez de ser administrada por via oral ou injetada na veia. O tratamento de imunoterapia faz com que o próprio sistema imunológico do corpo ataque as células cancerígenas. Dessa forma, os medicamentos afetam principalmente as células que revestem a bexiga, com pouco ou nenhum efeito sobre outras células.

Diagnóstico

No último mês de fevereiro, após sentir incômodos e sangramento ao urinar, o governador Paulo Hartung foi ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a realização de um exame de imagem e, na oportunidade, os médicos decidiram operá-lo imediatamente. Hartung já fazia um acompanhamento no hospital desde 2003 devido a complicações no rim, por isso decidiram fazer os exames na capital paulista e acabaram detectando o tumor em fase inicial.

Pontos moeda