CONEXÃO JUSTIÇA

VÍDEO | Jovem com problemas mentais já tentou matar a mãe e o irmão

No Conexão Justiça desta semana, a jornalista Marcelle Altoé mostra como funciona a internação compulsória e a involuntária

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Conexão Justiça

Uma mãe que sofre há 19 anos e prefere não se identificar para não expor o filho. O jovem é portador da síndrome de Tourette (que provoca movimentos repetitivos e xingamentos incontroláveis), tem bipolaridade, e depressão. Quebra tudo dentro de casa. Já tentou tirar a própria vida e atacou várias vezes o irmão e a própria mãe.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“Qualquer situação que ele é contrariado, ele reage agressivamente. Pega faca e outros objetos para tentar matar uma pessoa. Quando tinha 10 anos, ele foi violentado e anos depois espancado, o que piorou ainda mais a revolta dele. Ele está cheio de pensamentos diabólicos, só fala em matar os outros, explodir a escola que ele estudou. Eu não tenho dinheiro para interná-lo em uma clínica e não sei mais o que fazer”, desabafou a manicure.

Desesperada, a mulher procurou o Conexão Justiça. A jornalista Marcelle Altoé explicou a lei que prevê a internação compulsória. A família procura a Justiça, faz o pedido de tratamento sem que a pessoa autorize e o juiz analisa o caso e autoriza ou não.

Para complementar o assunto, a jornalista foi até o Ministério Público Estadual e conversou com a promotora de justiça Inês Thomé Poldi Taddei, que atua na área da saúde. 

“Há também a possibilidade da internação involuntária, que não precisa de autorização judicial. A família precisa buscar ajuda na Unidade de Saúde mais próxima de onde mora, procurar a equipe de saúde mental e pedir atendimento especializado para o paciente e todos da família”, explicou a promotora de justiça.

Confira abaixo na reportagem completa mais orientações de como agir em casos como esse:

Conexão Justiça

O Conexão Justiça, apresentado pela jornalista Marcelle Altoé, que também é advogada, vai ao ar toda quarta-feira no programa Cidade Alerta ES, comandado pelo jornalista Fernando Fully. 

As reportagens abordam problemas jurídicos de todas as áreas do direito, sempre trazendo um especialista para dar dicas de como a pessoa pode resolver aquela situação.

Para participar basta enviar mensagem para o WhatsApp do Conexão Justiça (27) 99877-0099, para o e-mail [email protected] ou para os Instagrans @conexaojustica @cidadealertaes @marcelle_altoe.

LEIA TAMBÉM:

>>VÍDEO | Motoristas de aplicativo podem ter direito à carteira assinada

>> VÍDEO | Saiba alguns direitos das vítimas de desastres naturais

> VÍDEO | Estudantes reclamam de calor extremo em sala de aula

Pontos moeda