Edson Neto foi reeleito neste sábado (27), por aclamação, para mais um mandato à frente da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) do Carnaval de Vitória. Com isso, ele seguirá como presidente da entidade até 2028.
As seis agremiações com direito a voto (Boa Vista, Mocidade Unida da Glória, Novo Império, Pega no Samba, Piedade e Unidos de Jucutuquara) apoiaram a chapa única encabeçada por Neto.
Edson assumiu a Liesge em 2021 e logo enfrentou as incertezas e os desafios impostos pela pandemia do coronavírus.
A gestão trouxe novidades ao Carnaval de Vitória, como a realização inédita dos minidesfiles, melhorias no sistema de iluminação e som do Sambão do Povo, mudanças no sistema de fogos de artifício para garantir a igualdade entre as agremiações, reforço na segurança privada e novos pontos de acesso para o público.
Promessa antiga para a comunidade do samba capixaba, a “Cidade do Samba” também começou a ser debatida e estudada com a Prefeitura de Vitória nos últimos anos.
A gestão de Edson trouxe ainda a possibilidade da realização dos desfiles das campeãs. A ideia seria tirada do papel no carnaval de 2024, mas precisou ser adiada.
Nova diretoria da liga
A nova diretoria da Liesge será responsável pela gestão do próximo quadriênio (2025-2028) dos desfiles do Grupo Especial.
Além de Edson, a direção terá Emerson Xumbrega (Boa Vista) como vice-presidente; Vlamir de Oliveira (Novo Império) como presidente do Conselho Deliberativo; Robertinho da MUG como vice-presidente do conselho; Jocelino Jr (Piedade) como presidente do Conselho de Ética; Eweton Gigante (Jucutuquara) como membro do conselho; e Dannilo Amon (Pega no Samba) como presidente de Conselho Fiscal.