Reivindicação antiga das escolas de samba do carnaval capixaba, a criação de um espaço dedicado a preparação de alegorias e para a confecção de fantasias deve sair do papel em breve.
Nesta terça-feira (23), o projeto da “Cidade do Samba” foi apresentado pela prefeitura da Capital e pela Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) do Carnaval de Vitória.
O espaço de 16 mil m² terá dois galpões, com sete barrações, praça de eventos, espaço administrativo, pet parque, estacionamento e a orla urbanizada.
A “Cidade do Samba” ficará na Avenida Dário Lourenço de Souza, no bairro Mário Cypreste, entre o Tancredão e o Sambão do Povo, próximo ao ponto de concentração das agremiações no período de desfiles.
Segundo a prefeitura, o edital deve ser lançado ainda este ano. A previsão é que as obras comecem após os desfiles de 2025, que acontecem entre 21 e 23 de fevereiro. A expectativa, segundo o presidente da Liesge, Edson Neto, é que a “Cidade do Samba” já possa ser utilizada pelas escolas para a preparação do desfile de 2026.
A criação da “Cidade do Samba” deve fortalecer a comunidade do samba e atender as necessidades logísticas das escolas de samba que movimentam o carnaval na Grande Vitória, que cresce a cada ano.
De acordo com a prefeitura, o espaço vai proporcionar um ambiente ideal não apenas para o Carnaval, mas também para diversas atividades culturais e turísticas ao longo do ano.
Como será a Cidade do Samba de Vitória?
Assim como outros projetos de reurbanização realizados na Capital, a Cidade do Samba será voltada para o mar, com vista para a baía de Vitória.
Serão dois galpões, um com três e o outro com quatro barracões, para apoiar as sete escolas do grupo especial. Eles serão instalados entre o Tancredão e o Sambão do Povo. Entre os galpões, segundo o projeto, haverá uma ala de eventos e um quiosque central.
A Cidade do Samba também terá uma sede administrativa para a Liesge e para as escolas de samba, uma área de convivência, uma área para pets e crianças, além de estacionamento.
A apresentação do projeto foi realizada pelo secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação de Vitória, Luciano Forrechi, e acompanhada pelo presidente da Liesge e por presidentes das agremiações do Carnaval de Vitória.