Não é à toa que as agremiações do carnaval recebem o nome de “escola” de samba. As instituições, na maioria das vezes localizadas em comunidades periféricas das cidades, são responsáveis por levar e manter viva a cultura nas regiões em que estão inseridas.
As escolas, por meio de seu braço social, conseguem dar perspectivas de vida a jovens que não sabiam o que esperar do futuro. Em todo carnaval, são formados ritmistas, aderecistas, corpo de baile, entre outros profissionais que são capacitados pelas agremiações.
No terceiro episódio da série de reportagens, o Folha Vitória conhece e te apresenta alguns projetos e iniciativas das escolas de samba do Carnaval de Vitória que transformam vidas por meio da arte, da música e da convivência social.
Os episódios da série de reportagens são publicados semanalmente no jornal online e no canal do YouTube do Folha Vitória, onde os leitores também podem conferir outros conteúdos relacionados ao Carnaval de Vitória.
Série de reportagens sobre o Carnaval de Vitória
A equipe do jornal online da Rede Vitória acompanhou, ao longo de 2024, as atividades desempenhadas pelas agremiações do grupo especial.
Em quatro episódios, os leitores do jornal online podem conhecer parte do trabalho desempenhado pelas agremiações capixabas dentro e fora da avenida, como ações sociais, oficinas, tradições culturais.
Eles receberam nomes que remetem a sambas que marcaram a discografia brasileira.
- Episódio 1 — Quero botar o meu bloco na rua
- Episódio 2 — Eu sou o samba
- Episódio 3 — Não deixe o samba morrer
- Episódio 4 — Quero mostrar ao mundo que tenho valor