Chegou o dia! A partir desta sexta-feira (21), as 19 escolas do Carnaval de Vitória prometem espalhar cores, alegrias e muita festa pelos quase 390 metros de extensão da passarela do samba capixaba.
Mais de 60 mil pessoas são esperadas no Sambão do Povo nos três dias de desfiles. Nesta sexta (21), as sete escolas do grupo A atravessam a avenida. No sábado (22), será a vez das escolas do grupo especial. Já no domingo (23), as escolas do grupo de acesso B encerram os desfiles.
Na sexta e no sábado, os desfiles começam às 22h. Já no domingo, será às 18h. Confira a seguir tudo o que você precisa saber para aproveitar os desfiles:
INGRESSOS PARA ARQUIBANCADAS E CAMAROTES
Para acompanhar os desfiles das escolas de samba do Sambão do Povo, os interessados devem acessar o site Brasil Ticket. Os ingressos custam a partir de R$ 40. Ainda há ingressos à venda.
TRÂNSITO: INTERDIÇÕES E COMO CHEGAR NO SAMBÃO DO POVO
Para receber os carros alegóricos e a estrutura dos desfiles das escolas de samba, a região no entorno do Sambão do Povo terá alterações no trânsito a partir das 17h desta sexta-feira (21).
A Rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros, em Mário Cypreste, deixará de ser mão dupla para ser mão única para a Praça de Caratoíra. Também haverá interdição total da Rua Elvira Zílio (altura da Curva do Rabaioli), que dá acesso ao Sambão do Povo. O trânsito na região voltará a funcionar normalmente a partir das 6h da segunda-feira (24).
➥ Avenida Dário Lourenço: a interdição irá durar até 22 de março, quando está prevista o término da desmontagem de toda a estrutura. Os moradores das ruas interditadas terão os veículos identificados para terem acesso liberado.
REGRAS PARA ENTRAR NO SAMBÃO DO POVO
Se você vai assistir ou desfilar no Carnaval de Vitória neste ano, precisa ficar atento às regras para entrar no sambódromo. Cada setor tem normas específicas. Confira a seguir as regras estipuladas para cada área.
Regras para quem vai assistir aos desfiles
Arquibancadas e mesas:
- ✅ Cada folião pode levar duas garrafas plásticas de 500 ml cada com bebida e dois lanches (exemplos: sanduíches, salgados ou frutas).
- ❌ Não será permitido entrar com garrafas de vidro, caixa de isopor e/ou caixas térmicas, apenas bolsa térmica.
Lounges:
- ❌ Não é permitida a entrada com bebida e nem alimentos. Espaços terão serviço de bar e venda de comida.
Regras para quem vai desfilar
- Verifique se a fantasia está completa;
- Desfilante não ter objetos que não faça parte da fantasia aparentes, como celulares, bebidas, bolsas, pochetes, etc;
- Evite formar grupos, com abraços ou beijos dentro da ala;
- Não é permitido entrar em outra ala, que não a sua;
- Não tenha contato físico com pessoas fora do desfile;
- Não é permitido desfilar nitidamente alcoolizado.
POR ONDE ENTRAR NO SAMBÃO DO POVO?
Os foliões também precisam ficar atentos aos pontos de acesso a cada setor do Sambão do Povo. Em algumas áreas, o acesso só é permitido por um dos lados da pista do sambódromo. Os acessos são divididos por lado maré e lado terra.
Para acessar os setores A, B, C, D, E e F, os foliões devem entrar pelo lado da vista voltado para a maré. Já o acesso aos setores G, H, I, J e K será realizado pelo lado oposto.
Alguns setores só podem ser acessos por lados específicos do Sambão do Povo. A entrada para os setores A, B, C e D devem ser feitas exclusivamente pelo sentido voltado para o Tancredão. Já os setores E e F só poderão ser acessados pelo sentido do clube de pesca Mar e Terra.
De acordo com a organização, durante os dias de folia haverá placas com imagens que indicam a direção correta para cada setor e tipo de ingresso (camarote, arquibancada, lounge, mesas e imprensa).
REFORÇO NO TRANSCOL E AQUAVIÁRIO
As linhas do Transcol e do Aquaviário terão reforço para atender ao público que irá acompanhar os desfiles das escolas de samba no Sambão do Povo.
Do estacionamento da Praça do Papa sairá um ônibus da linha expressa especial de Carnaval, que seguirá direto para a Rodoviária de Vitória, nas proximidades do Sambão do Povo. Veja aqui os reforços nas linhas.
ORDEM DOS DESFILES E ENREDOS
Grupo de acesso A (sexta-feira, 21 de fevereiro)
- Rosas de Ouro: No horizonte eu te vejo Casarão
- Império de Fátima: Arte popular na Corte Imperial
- Mocidade da Praia: Alex do Espírito Santo
- Independente de Eucalipto: Vem da cidade das águas, a delícia mundial: Linhares, a terra do cacau
- Andaraí: Mercado da Capixaba: a folia verde e rosa exalta sua tradição
- Independentes de São Torquato: Tenta a sorte! Só ganha quem se arrisca a jogar
- Pega no Samba: Pembelê, Sereias de Zambi
Grupo especial (sábado, 22 de fevereiro)
- Unidos de Jucutuquara: Pulsar da vida
- Chegou o Que Faltava: Da lama sai muito barulho
- Unidos da Piedade: Ibeji
- Mocidade Unida da Glória (MUG): O guerreiro da capa encarnada, Jorge do povo brasileiro
- Novo Império: As voltas que a vida dá
- Independente de Boa Vista: Os olhos do mundo: os assombros de Sebastião Salgado
- Imperatriz do Forte: Só quem sabe onde é Luanda, saberá lhe dar valor
Grupo de acesso B (domingo, 23 de fevereiro)
- Unidos de Barreiros: A voz do negro ecoa pelo ar
- Mocidade Serrana: Uma incrível viagem ao fantástico reino das cores
- Tradição Serrana: Um retorno aos anos 90
- Chega Mais: Alodê, odofiaba, mãe-d’água, Odoyá
- União Jovem de Itacibá: Do rural ao urbanismo: Cariacica, município que almejou a modernidade que Aloízio sonhou
SAMBAS-ENREDOS DO CARNAVAL DE VITÓRIA
Quer chegar no Sambão do Povo com o samba-enredo da sua escola do coração na ponta da língua. O Folha Vitória separou todos os sambas enredos para você. Para ouvir todos os sambas-enredos do Carnaval de Vitória 2025, clique aqui.
MUDANÇAS NO REGULAMENTO
Neste ano, o Carnaval de Vitória terá mudanças no regulamento. Os carros alegóricos, por exemplo, poderão ser ainda maiores e chegar a 11 metros de altura. Além disso, no grupo especial, cada um dos nove quesitos deverão ter um julgador do Espírito Santo.