Talvez, você já tenha cruzado com alguém que causou uma forte impressão. Uma pessoa que aparenta ser bem sucedida, competente, confiante, ou até mesmo poderosa.

Os grandes líderes costumam apresentar, além de conhecimentos e habilidades relevantes, uma postura e comunicação que demonstram seu valor.

No ambiente corporativo, a presença é um elemento essencial para o desenvolvimento de carreira e liderança. Mas, nem toda presença tem o mesmo impacto. Dentro do mundo corporativo, essa presença forte e alinhada com o ambiente é chamada de postura executiva.

Ela vai além de aparências ou postura física, mas envolve pontos como: autoridade, confiança, clareza e influência – qualidades indispensáveis para quem deseja crescer e ser reconhecida como uma líder.

O que seria o oposto de uma presença executiva? Vamos chamar aqui de “presença comum”.

A presença comum comunica apenas a participação e o cumprimento de funções. É quando uma profissional está fisicamente presente e desempenha bem o que é esperado dela.

Já a presença executiva se traduz na capacidade de inspirar confiança, transmitir credibilidade e engajar pessoas, mesmo sem usar palavras. É o que diferencia quem é visto como um potencial líder de quem apenas cumpre o esperado.

Você pode se perguntar: como desenvolver essa presença executiva, especialmente sendo mulher em um mundo corporativo?

Aqui estão algumas dicas práticas:

Invista em Autoconhecimento

Conhecer seus pontos fortes e entender como você é percebida pelos outros é o primeiro passo.

  • Pergunte a colegas e mentores como eles percebem sua comunicação e postura. Use esse feedback para te ajudar a identificar áreas de melhoria e trabalhar nelas.
  • Relembre suas conquistas e feitos para identificar seus pontos fortes.
  • Use seus erros como base estratégica para melhorar no futuro.
  • Identifique as áreas em que você se sai bem com facilidade e invista em comunicá-las bem para que elas sejam percebidas pelos outros.

Cuide da Sua Imagem e Comunicação

A forma como você se apresenta visualmente e verbalmente importa e não tem a ver somente com estar bonita, nem mesmo elegante.

  • Vista-se de acordo com a cultura da empresa, mas com um toque que destaque sua personalidade e profissionalismo.
  • Se grave e treine na frente do espelho para perceber como é sua postura, gestos e tom de voz.
  • Treine respostas difíceis ou explicações via áudio, para falar de forma mais rápida e sem rodeios.
  • Pesquise no Pinterest inspirações de imagens usando o termo “presença executiva + sua área de atuação”.
Como melhorar sua presença executiva?
Foto: Freepik

Pratique a Escuta Ativa

Uma presença executiva não é apenas sobre falar bem, mas também sobre ouvir com atenção. Isso cria conexão e faz com que suas opiniões sejam mais valorizadas. Além disso, saber ouvir é uma chave para fazer networking de forma mais eficiente, pois você é capaz de entender o que o outro pensa e precisa.

  • Demonstre interesse genuíno pelos outros, seja em reuniões ou em conversas informais.
  • Faça perguntas e incentive a conversa.
  • Elogie quando conveniente, faça comentários positivos e seja empática durante as conversas

Assuma Protagonismo

Líderes com presença executiva não esperam ser chamados para agir; eles tomam iniciativa e demonstram comprometimento com os resultados. O primeiro exercício de entender suas qualidades, vai te ajudar a escolher de forma estratégica quais desafios assumir para se destacar e entregar mais resultados.

  • Busque ser assertiva e clara, evitando desculpas desnecessárias ou frases que minimizem suas ideias.
  • Aceite desafios e proponha soluções.
  • Modele a postura de outros líderes de que você admira.

Seja Consistente e Coerente

Uma presença forte se constrói pela repetição de comportamentos positivos. Mantenha suas palavras alinhadas às suas ações. Isso gera confiança e reforça sua credibilidade.

  • Não faça promessas das quais você não pode cumprir.
  • Evite aceitar coisas que você não concorda com medo de ser desagradável.

Domine a Inteligência Emocional

Saber lidar com as próprias emoções e compreender as dos outros é essencial para exercer influência. Muitas profissionais excelentes perdem grandes oportunidades por falta de gestão emocional. Não pule essa etapa!

  • Mantenha a calma em situações de pressão, demonstre empatia e adapte sua abordagem conforme o contexto.
  • Pense antes de falar ou tomar ações, principalmente em situações desafiadoras das quais você está insegura.
  • Internalize que não existe fracasso, apenas feedback. Siga em frente com esperança, mesmo quando errar.

Busque Mentoria e Rede de Apoio

Aprender com outras mulheres que já desenvolveram sua presença executiva pode ser transformador.

Além disso, construir uma rede sólida de relacionamentos profissionais abre portas para oportunidades de crescimento.

No Acelera Mulheres, desenvolvemos profissionais por meio da trilha da Máxima potência para resultados e promoções aceleradas.

Ter uma presença executiva é um trabalho contínuo que exige autoconhecimento, prática e alinhamento entre sua postura, imagem e comunicação.

Para as mulheres, essa jornada muitas vezes, inclui o desafio de romper barreiras e preconceitos, mas também traz a oportunidade de inspirar outras a seguirem o mesmo caminho.

Invista em si mesma, demonstre sua força e autenticidade, e construa uma trajetória de impacto e liderança no ambiente corporativo.

Muito prazer, Ana Paula França

Ana Paula França
Ana Paula França

Sou especialista em aceleração de carreira e negócios, com uma trajetória de quase 20 anos marcada por conquistas expressivas no mundo corporativo e no desenvolvimento de lideranças femininas.

Administradora de formação, construí minha carreira com base em princípios sólidos como autoconhecimento, planejamento estratégico e inteligência emocional.

Fundei o Acelera Mulheres para impulsionar o crescimento das mulheres no mundo corporativo e acelerar promoções e empresas.

Como mentora, também desenvolvi o método “Trilha da Máxima Potência,” que já ajudou inúmeras mulheres a alcançar seus objetivos profissionais de forma assertiva e alinhada com seus propósitos.

Minha missão é clara: capacitar profissionais a se destacarem em suas carreiras, construindo marcas pessoais que vão além do comum e atingem resultados extraordinários.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *