Em ambientes corporativos, especialmente aqueles que são competitivos e dinâmicos, garantir que sua voz seja ouvida pode ser um desafio. Muitas vezes, ideias brilhantes e contribuições valiosas podem passar despercebidas se não forem comunicadas de forma eficaz.

Isso é especialmente relevante para nós mulheres, que frequentemente enfrentamos barreiras adicionais de gênero. No entanto, existem estratégias que podem ajudar a amplificar sua voz e garantir que suas ideias sejam valorizadas.

Por isso, hoje preparei um passo a passo para você passe a ser ouvida no trabalho:

1. Conheça Seu Valor

O primeiro passo para ser ouvida é ter clareza sobre o valor que você traz para a mesa. Isso envolve entender suas competências, seus pontos fortes e o impacto de suas contribuições.

Eu sempre digo que o pulo da gata é ser você. Quando você está ciente de seu valor, consegue se posicionar de forma mais assertiva e com confiança.

Para colocar isso em prática, pegue papel e caneta e faça uma análise de suas conquistas, liste suas habilidades e como você pode usar esses dados a seu favor.

Como ser ouvida no seu trabalho
Foto: Freepik

2. Fale com Confiança

A maneira como você se expressa tem grande influência sobre como suas ideias serão recebidas. Falar de forma clara, direta e com convicção é fundamental.

É importante observar a energia que você se comunica. Existe momentos em que você precisa ser mais enérgica, alegre, expansiva e usar um tom um pouco mais alto. Também existem momentos onde a situação vai pedir uma fala mais séria, grave e penetrante.

Evite suavizar suas opiniões com frases como “Eu acho” ou “Talvez seja só uma ideia”. Em vez disso, use afirmações diretas: “Acredito que” ou “Tenho certeza de que isso funcionará”. A confiança no discurso faz com que as pessoas levem suas opiniões mais a sério.

3. Escolha o Momento Certo

O timing é tudo. Saber quando falar é tão importante quanto o que dizer. Escolha momentos em que sua contribuição possa agregar mais valor à discussão, seja em uma reunião, seja em uma conversa informal.

Além disso, evite interromper outras pessoas, o que pode prejudicar a percepção da sua ideia. Um bom timing aumenta suas chances de ser ouvida e respeitada.

Um exercício que pode te ajudar a construir seu raciocínio e esperar o melhor momento de falar é usar um bloco de anotações para pontuar o que é relevante e vai te ajudar a construir uma fala melhor no seu momento de se comunicar.

4. Use Dados e Fatos para Sustentar Suas Ideias

Ao apresentar uma ideia, basear-se em dados e fatos concretos torna sua fala mais persuasiva.

Mostre o impacto potencial das suas sugestões com números, exemplos e resultados tangíveis. Isso não apenas fortalece sua posição, como também faz com que suas contribuições pareçam mais fundamentadas e menos subjetivas.

Ter suas anotações te ajudará nesse ponto também e faz com que você tangibilize as ações com base nesses dados.

5. Crie Conexões e Alianças

Construir alianças estratégicas no ambiente de trabalho é crucial para ampliar sua influência. Faça networking, participe de discussões e mantenha um relacionamento positivo com colegas e superiores.

Quando você tem aliados, suas ideias têm mais chance de ecoar. Além disso, colegas podem reforçar e apoiar suas contribuições, fazendo com que sua voz seja mais ouvida.

Uma das grandes sacadas para criar conexões que te ajudam a crescer é sair da sua bolha e se conectar com colegas de outros setores também, pois te fortalece com possíveis decisores de uma futura promoção e também fortalece sua imagem dentro da empresa.

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6. Desenvolva sua Inteligência Emocional

Saber ler o ambiente e as pessoas ao seu redor é uma habilidade poderosa. A inteligência emocional permite que você ajuste seu tom, linguagem e abordagem conforme a situação.

Compreender as dinâmicas do grupo e adaptar seu estilo de comunicação ao contexto pode fazer uma grande diferença na forma como suas ideias são recebidas. Por isso, antes de falar, sempre observe o ambiente e leia a situação.

Fazer uma leitura interna também pode te colocar nas melhores posições, entendendo o momento de se recolher e se acalmar, e também aqueles que você deve se posicionar.

7. Seja Persistente, mas Com Sabedoria

Em alguns momentos, suas ideias podem não ser ouvidas de imediato. Não desanime! Ser persistente é importante, mas também é necessário saber quando insistir e quando recuar estrategicamente.

Às vezes, reformular uma ideia ou abordá-la de uma maneira diferente pode aumentar suas chances de sucesso. Continue apresentando suas contribuições, mas observe as reações e ajuste sua abordagem conforme necessário.

Peça feedback sobre suas ideias e onde exatamente você precisa melhorar e se desenvolver para que estejam de acordo com as expectativas de seus líderes.

8. Desenvolva uma Presença Assertiva

A forma como você se apresenta, seja fisicamente, seja em termos de linguagem corporal, também influencia como será percebida.

Manter uma postura firme, usar o espaço de forma assertiva e manter contato visual pode ajudar a transmitir segurança e autoridade. Sua presença física deve complementar a confiança na sua fala.

Lembre-se sempre que antes de falar, você já é vista. Nesse momento use sua imagem pessoal como aliada e sempre modele os líderes que estão no nível que você gostaria de atingir para se inspirar.

Você não precisa se vestir como a CEO, ou a Diretora, mas você pode incorporar elementos que reflitam uma imagem mais confiante e transmitam credibilidade.

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9. Envolva-se em Projetos Estratégicos

Para ser ouvida, você precisa estar envolvida em discussões e decisões estratégicas. Sempre que possível, procure se engajar em projetos que permitam que você demonstre suas competências e lidere iniciativas.

Isso aumenta sua visibilidade e faz com que as pessoas busquem ativamente sua opinião e expertise.

Nesse momento, o networking pode te ajudar e diminuir a barreira de aceitação da sua participação em projetos.

10. Saiba Ouvir Também

A capacidade de ser ouvida está diretamente ligada à sua habilidade de ouvir os outros. Demonstre empatia e atenção às ideias alheias.

Isso cria um ambiente de respeito mútuo, onde as pessoas tendem a retribuir o favor, valorizando suas contribuições.

Ser uma boa ouvinte fortalece a percepção de que você é uma comunicadora eficaz e equilibrada.

Abrace o processo de crescimento

Ser ouvida no trabalho é um processo que exige confiança, preparação e uma abordagem estratégica. Ao desenvolver essas habilidades, você não apenas amplifica sua voz, mas também abre caminho para uma carreira de mais sucesso e impacto. Não tenha medo de se posicionar – suas ideias são valiosas e merecem ser compartilhadas.

Muito prazer, Ana Paula França

Foto: Divulgação

Sou especialista em aceleração de carreira e negócios, com uma trajetória de quase 20 anos marcada por conquistas expressivas no mundo corporativo e no desenvolvimento de lideranças femininas.

Administradora de formação, construí minha carreira com base em princípios sólidos como autoconhecimento, planejamento estratégico e inteligência emocional.

Fundei o Acelera Mulheres para impulsionar o crescimento das mulheres no mundo corporativo e acelerar promoções e empresas.

Como mentora, também desenvolvi o método “Trilha da Máxima Potência,” que já ajudou inúmeras mulheres a alcançar seus objetivos profissionais de forma assertiva e alinhada com seus propósitos.

Minha missão é clara: capacitar profissionais a se destacarem em suas carreiras, construindo marcas pessoais que vão além do comum e atingem resultados extraordinários.

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