Ivo Alexandre: um artista no decurso do tempo na arte contemporânea
Na ocasião do projeto de Cooperação Internacional entre Brasil e Portugal, com o Departamento de Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em 2023, conheci as pinturas do artista Ivo Alexandre. Um trabalho pictórico repleto de qualidades filosóficas e existencial. Uma pintura curiosa para os padrões da arte contemporânea.
O artista apresenta em seu conjunto um espectro, que transcreve singularidades de sua experiência e, ao mesmo tempo, é um questionamento coletivo.
A transitoriedade, a busca incessante pelo instante, a relação entre arte e vida, a criação de simbologias e a produção de sentido entre o holístico e o místico, revelam algo oculto na pintura: um decurso íntimo e intuitivo, que serve de convite à leitura para seu espectador.
Não saímos ilesos aos questionamentos sobre o que é a vida, ou a natureza pictórica do ato de fazer/agir/sentir, quando encontramos o gesto pictórico no trabalho deste artista.
A percepção das pinturas do artista o situa em um momento contemporâneo, porém, com um tema (aparentemente deixado de lado): o sentimento do EU e do Outro como uma fonte exaurível e produção e conhecimento da existência humana.
Não se trata de um trabalho que reporta (de forma aparente) o cunho social ou antropológico, mas sim, um trabalho que remete a questões muitas vezes esquecidas por nós: o lado oculto, a espiritualidade, a força vital, as paixões e o amor como eixo maior de pensamento plástico.
Referência:
Site do artista:https://ivoalexandre.com/português
Rede social:https://www.facebook.com/ia.ivoAlexandre/
@ivo_alexandre_artist
[1] Artista, professora e pesquisadora na Universidade do Estado de Santa Catarina – SC/Brasil.