Ivo Alexandre: um artista no decurso do tempo na arte contemporânea

Foto de Jociele Lampert
Jociele Lampert

Na ocasião do projeto de Cooperação Internacional entre Brasil e Portugal, com o Departamento de Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em 2023, conheci as pinturas do artista Ivo Alexandre. Um trabalho pictórico repleto de qualidades filosóficas e existencial. Uma pintura curiosa para os padrões da arte contemporânea.

O artista apresenta em seu conjunto um espectro, que transcreve singularidades de sua experiência e, ao mesmo tempo, é um questionamento coletivo.

A transitoriedade, a busca incessante pelo instante, a relação entre arte e vida, a criação de simbologias e a produção de sentido entre o holístico e o místico, revelam algo oculto na pintura: um decurso íntimo e intuitivo, que serve de convite à leitura para seu espectador.

Não saímos ilesos aos questionamentos sobre o que é a vida, ou a natureza pictórica do ato de fazer/agir/sentir, quando encontramos o  gesto pictórico no trabalho deste artista.

A percepção das pinturas do artista o situa em um momento contemporâneo, porém, com um tema (aparentemente deixado de lado): o sentimento do EU e do Outro como uma fonte exaurível e produção e conhecimento da existência humana.

Não se trata de um trabalho que reporta (de forma aparente) o cunho social ou antropológico, mas sim, um trabalho que remete a questões muitas vezes esquecidas por nós: o lado oculto, a espiritualidade, a força vital, as paixões e o amor como eixo maior de pensamento plástico.

Referência:

Site do artista:https://ivoalexandre.com/português

Rede social:https://www.facebook.com/ia.ivoAlexandre/

@ivo_alexandre_artist

 

[1] Artista, professora e pesquisadora  na Universidade do Estado de Santa Catarina – SC/Brasil.

Foto de Jociele Lampert

Jociele Lampert

Professora titular na Universidade do Estado de Santa Catarina. Desenvolveu pesquisa como professora visitante no Teachers College na Columbia University na cidade de New York como Bolsista Fulbright em 2013. Em 2023 foi investigadora visitante na Faculdade de Belas Artes de Lisboa em Portugal, com bolsa CNPq. Coordena o projeto de cooperação internacional “O estúdio de pintura como um laboratório de ensino e aprendizagem em artes visuais” UDESC/CNPq. Tem Doutorado em Artes Visuais pela ECA/USP (2009); Mestre em Educação pela UFSM (2005). É líder do Grupo de Pesquisa Entre Paisagem UDESC/CNPq e CEO na Revista Apotheke e no Programa Permanente de Extensão Estúdio de Pintura Apotheke (UDESC). É professora de pintura no Departamento de Artes Visuais da UDESC.