Ana Mendieta: Silhueta em Fogo
A exposição “Ana Mendieta: Silhueta em Fogo”, está na sua última semana de visitação no Sesc Pompeia, em São Paulo. Com curadoria de Daniela Labra, a individual traz um panorama da vida e obra da artista cubana, de importância fundamental na arte do final do século XX, pelo revolucionário uso do próprio corpo nas experimentações poéticas.
Com um recorte de obras produzidas pela artista entre 1972 e 1981, dentre elas 21 filme-performances gravados em Super 8, 16mm e Betacam, séries de fotografias que retratam suas performances ao longo desse período, além da escultura de velas Ñañigo Burial.
A atmosfera soturna do Sesc Pompeia eleva ainda mais a potência da obra de Ana Mendieta: o espelho d’água convoca o público a circular pelo espaço junto às obras da artista cubana que implicam o corpo do espectador pelo olhar. Sua linguagem política e atemporal busca suas origens, o contato com a terra, a ancestralidade.
A mostra “terra abrecaminhos”, com curadoria de Daniela Labra, curadoria adjunta de Hilda de Paulo e assistência de Maíra de Freitas, compartilha o mesmo espaço expositivo e coloca artistas de diferentes gerações, em diversas mídias, em diálogo com as obras de Ana Mendieta. Dentre elas estão Glória Anzaldúa, Cecilia Vicuña, Rubiane Maia, Lia Chaia e Panmela Castro, para citar algumas.
A experimentação da potência da produção artística feminina de diferentes tempos num espaço arquitetônico projetado por uma das mais importantes arquitetas da história torna a visita à exposição uma espécie de retiro. Um momento de silêncio necessário e de introspecção que deslocam o corpo e as sensações.
Serviço:
Silhueta em Fogo | terra abrecaminhos
Sesc Pompeia
Até 21/01/2024
Visitação: terça a sábado, 10h — 21h domingo e feriado, 10h — 18h