Vida secreta de Sr. José: uma leitura de “Todos os Nomes”

Foto de Cláudia França
Cláudia França

Há alguns anos, impactada pela leitura do livro “Todos os nomes”, de José Saramago, inseri alguns de seus aspectos em textos acadêmicos sobre o processo de criação em artes visuais.

Acreditando que aspectos da obra do escritor português são bastante atuais, dou-me ao direito de recolocar aqui aquele romance.

De modo sucinto, há um cartório geral de registros civis em que trabalha o Sr. José. Ele possui uma particularidade, que é viver em uma casa geminada ao cartório.

Trata-se de uma interessante arquitetura – duas casas contíguas, três portas – sendo que a porta que as interliga é trancada por uma chave.

Pois o Sr. José é o possuidor desta chave; no entanto, embora ele a possua, não lhe é permitido o direito de uso, com o risco de ser demitido e desalojado da casa.

Fato de interesse é que o Sr. José, em suas horas vagas, coleciona notícias de celebridades de seu país.

Dando-se conta de que muitas das informações sobre famosos constavam nos arquivos do cartório, ele passa a acessá-lo à noite, quando seria impossível repreendê-lo pela conduta.

Desse modo, o Sr. José constrói para si uma jornada dupla de trabalho. Digamos que o trabalho diário o submete às ordens de seus superiores.

No entanto, a noite o transforma em senhor daquela “grande nave de arquivos”, pois pode acessar o quê e como quiser, no intuito de abastecer sua singular coleção.

Temos então duas figuras para o mesmo personagem: a figura solar do funcionário e a figura lunar do colecionador de notícias.

(Esta história continua na próxima semana)

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Cláudia França

Cláudia França é artista visual, natural de Belo Horizonte, formada pela Escola de Belas Artes da UFMG, habilitada em Desenho e em Escultura. É mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutora em Artes pela UNICAMP e pós-doutora em Psicologia pela UFMG. Atualmente está no Programa de Pós-Graduação em Artes da UFES, em que se dedica, no mestrado e no doutorado, ao entendimento das dinâmicas do processo de criação.