Artistas capixabas são convidados para compor exposição em galeria do RJ

Foto de Flávia Dalla Bernardina
Flávia Dalla Bernardina

Os artistas capixabas Ana Folador, João Cóser e André Magnago ganharam destaque na exposição “Percursos”, inaugurada nesta quinta-feira (10), na Galeria GAIA, no Campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói.

A mostra, que ocorre entre os dias 10 e 30 de outubro, faz parte do Projeto Percursos, uma parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a UFF.

Com curadoria compartilhada entre professores de diversas universidades, como Ítalo Bruno Alves (UFF) e Alexandre Vogler de Morais (UERJ), a exposição conta com a participação dos capixabas . Cada um explora suas subjetividades e linguagens contemporâneas, propondo reflexões sobre a corporeidade em suas obras.

Como se trata de um projeto em parceria entre universidades, a GAP – Galeria de Arte e Pesquisa – da UFES recebe simultaneamente 25 trabalhos de artistas da UFF, UFRJ e UERJ, tendo o “devaneio” como tema central. A exposição fica em cartaz até o dia 7 de novembro e a GAP está aberta à visitação de terça à sexta, das 9 às 12h e das 13 às 17h.

João Coser em frames da videoperformance "Trama e Grãos", 2022, utilizada na exposição

João Coser em frames da videoperformance “Trama e Grãos”, 2022 | Foto: Reprodução

Na obra “Trama e Grão”, apresentada por João Cóser, seu corpo é colocado em uma atmosfera de cuidados e cura. Sua gestualidade evoca feminilidade, desafiando e expandindo as noções de gênero e expressão corporal. André Magnago propõe uma abordagem onde corpos são apresentados em outras dimensões, distorcidos e retorcidos, sugerindo novas formas de presença e percepção física.

Ana Folador apresenta videoperformance, fotografias e uma prosa impressa em tecido de algodão, permeando temas que invocam a memória afetiva e o abandono parental.

Os artistas trazem à tona questões que permeiam o corpo, a identidade e as múltiplas camadas da experiência humana, contribuindo para uma discussão ampliada sobre a contemporaneidade e as possibilidades de representação do corpo.

Foto de Flávia Dalla Bernardina

Flávia Dalla Bernardina

Advogada em Propriedade Intelectual. Mestre em Artes Visuais pela UFES. Curadora de arte. Diretora Artística na Galeria Matias Brotas. Membro da Comissão Especial de Propriedade Intelectual da OAB/ES e da OAB Federal. Idealizadora do podcast Conversa com Artista. Pesquisadora das relações entre direito e arte, sobretudo no que tange à autoria.