Flamencura estreia em novembro em teatro de Vitória

Foto de Flávia Dalla Bernardina
Flávia Dalla Bernardina

“Flamencura” é a maneira, a atitude e a energia com que os flamencos interagem com o mundo, com potência e vivacidade.

É motivação que ultrapassa a razão, a ação de coração aberto, um certo ato de coragem – couer + age, a ação do coração. Seguindo o ditado de que “o que não tem explicação, explicado está”, enquanto muitos perguntam “por que?”, os flamencos perguntam “por que não?”.

E a atitude é aceitar o desafio, descobrir o desconhecido e perceber que a resposta é “porque sim!” Partem do pressuposto que pelo  simples fato de estarmos vivos já temos motivo suficiente para viver flamencamente.

O entusiasmo na dança flamenca é mais do que simples paixão; é uma expressão visceral de emoção e identidade. Originária da cultura cigana e andaluza, a dança flamenca envolve o corpo e a alma em uma intensa comunicação rítmica e emocional.

Seus movimentos, como os giros rápidos, os sapateados fortes e o uso expressivo das mãos e braços, traduzem sentimentos e histórias de luta, alegria e dor. Cada passo e cada batida expressam autenticidade e entrega, um diálogo entre o corpo e o ritmo vibrante da guitarra e do canto flamenco.

O espetáculo FLAMENCURA mostra como o flamenco está presente no cotidiano de quem se identifica com essa arte, contando sua história e retratando as variadas situações e ambientes onde a “flamencura” se manifesta.

O trabalho tem produção de Bárbara Veronez e Pedro Souza e quem assina a direção artística e coreografia é Andrea Franco e Pedro Souza do Tablado Andaluz, do Rio Grande do Sul. O espetáculo ainda traz os músicos Pedro Souza, Bárbara Veronez, Juan Allende, Belimar Hernández, Bastian Herrera, Gustavo Rosa, Julia Pedrini, com direção musical de Pedro Souza. Giselle Ferreira e Andreia Vargas são as bailaoras convidadas e o corpo de baile é da Reverence Studio de Dança e Alma Andaluza.

Serviço

Flamencura

Quando: 8 e 9 de novembro às 20h / 10 de novembro às 18h

Onde: Teatro do Sesi (Jardim da Penha)

Duração: 60 minutos

Classificação Livre

Foto de Flávia Dalla Bernardina

Flávia Dalla Bernardina

Advogada em Propriedade Intelectual. Mestre em Artes Visuais pela UFES. Curadora de arte. Diretora Artística na Galeria Matias Brotas. Membro da Comissão Especial de Propriedade Intelectual da OAB/ES e da OAB Federal. Idealizadora do podcast Conversa com Artista. Pesquisadora das relações entre direito e arte, sobretudo no que tange à autoria.