A arte real de Ivo Alexandre: a pintura que não aconteceu

Foto de Jociele Lampert
Jociele Lampert

A criatividade, como entendemos, implica em uma força crescente, que reabastece os próprios processos através dos quais realiza. A arte produz metáforas reais para seu espectador, é densa em plasticidade, pensamento e obra.

O que é real de fato? O que vejo ou o que sinto? Ou o que penso sobre o que sinto? A pintura “Homenagem a Velasquez” de 2019, já era tremenda e foi objeto desta coluna há algum tempo, quando escrevi sobre o decurso do tempo do artista português Ivo Alexandre.

O verso desta pintura foi apresentado na exposição “além-mar: Rotas Subversivas”, em Florianópolis – SC, e apresenta uma pintura não realizada, trata-se de um esboço em desenho inicial, que transparece no óleo sobre o verso da tela. A não pintura mostra rostos em uma multidão, quase em procissão.

Os rostos olham em direções como se espreitassem a sair do retângulo. Quem são e para onde poderia ir? A não pintura gera uma tensão psíquica no seu potencial energético, pois é incómoda, ao mesmo tempo, estranha. É um verso de uma pintura? É a escolha do artista ao permitir qual narrativa seguiria.

A pintura é muitas vezes algo que não aconteceu, nem sempre percebemos estes vestígios, quando observamos uma imagem pronta. Porém, o artista nos aponta para um conjunto de saberes sobre a criatividade.

Não se trata de uma pintura sobre pintura, é sim uma não pintura, que corresponde a uma experiência singular. Estes rostos podem ser processos inteligentes, que interligam a sensibilidade e o intelecto do artista com a multidão e o contexto de produção, do que nunca foi, e está ao mesmo tempo, retido na tela, imóvel, inerte e escondido, pois em uma exposição não seria mostrado (como o exemplo do verso do quadro).

A pintura tem seus desejos, devaneios e ordenações, que geram significados e produção de sentido, à medida que o artista permite. Neste contexto, Ivo Alexandre, é generoso ao instaurar uma obra aberta,  a exemplo de Umberto Eco, onde o espectador percebe seus segredos, e de certa forma, a aura da pintura  (a tentativa exausta do artista lutando em seu fazer e suas escolhas).

Referência:

Site do artista:

https://ivoalexandre.com/português

Rede social:

https://www.facebook.com/ia.ivoAlexandre/

@ivo_alexandre_artist

Foto de Jociele Lampert

Jociele Lampert

Professora titular na Universidade do Estado de Santa Catarina. Desenvolveu pesquisa como professora visitante no Teachers College na Columbia University na cidade de New York como Bolsista Fulbright em 2013. Em 2023 foi investigadora visitante na Faculdade de Belas Artes de Lisboa em Portugal, com bolsa CNPq. Coordena o projeto de cooperação internacional “O estúdio de pintura como um laboratório de ensino e aprendizagem em artes visuais” UDESC/CNPq. Tem Doutorado em Artes Visuais pela ECA/USP (2009); Mestre em Educação pela UFSM (2005). É líder do Grupo de Pesquisa Entre Paisagem UDESC/CNPq e CEO na Revista Apotheke e no Programa Permanente de Extensão Estúdio de Pintura Apotheke (UDESC). É professora de pintura no Departamento de Artes Visuais da UDESC.