Abertura da exposição “O Cru e o Cozido, diálogos com a cerâmica contemporânea”, na GAP/UFES
Abre na próxima terça-feira, 28 de maio, a exposição “O Cru e o Cozido, diálogos com a cerâmica contemporânea”, na GAP – Galeria de Arte e Pesquisa, da Universidade Federal do Espírito Santo, com a produção em cerâmica de 12 artistas – locais e de outros estados como Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina – e curadoria de Isabela Frade e Rosana Paste.
A mostra homenageia a obra da artista Regina Rodrigues, que é uma referência para a consolidação da cerâmica enquanto um campo de pesquisa, tanto acadêmica quanto artística, no Espírito Santo. Ao expor parte da pesquisa da artista, docente da UFES por 20 anos e que possui diversas obras em coleções particulares e públicas, a exposição abre um diálogo com a própria Universidade, que celebra 70 anos.
Do título “O cru e o cozido”, retirado da livro do antropólogo francês Lévy-Strauss, a exposição invoca a presença, o contato com a matéria, com a experiência sensória e com um campo ampliado de interações, em contraponto à excessiva digitalização dos modos de produzir e de viver. Vale uma breve transcrição do texto curatorial, que traduz essa visão a partir da leitura das obras:
“Cada artista produz corpo/espaço/tempo de sua obra como instâncias centrais dos processos de fricção estética. Nos pedem um período de contemplação e, mais um pouco de impregnação. (…) Os poros são ativados, uma escuta refinada acontece. Ao olharmos, o tato, retido, se dá à distância, vagarosa e delicadamente.”
Isso nos diz que os processos artísticos estão em constante relação com a disponibilidade e implicação do espectador na cena, para ali estabelecerem uma dinâmica que perpassa a ordem da experiência de um tempo mais alargado, e que nos permite abrir espaços e oxigenar nossas anestesias para inventar outros modos de existir.
Serviço:
O Cru e o Cozido, diálogos com a cerâmica contemporânea
Abertura: 28 de Maio, às 18h, na Galeria de Arte e Pesquisa – GAP/UFES
Artistas: Cida Ramaldes, Clara Pignaton, Gina Abreu, Glayson Arcanjo, Isabele Sielski, Luciene Hibner, Marcos Martins, Mariana Wartchow, Ricardo Masi, Richard Fiorio, Sarah Coeli, Terezinha Drago.
Curadoria: Isabela Frade e Rosana Paste