Estamxs Vivxs – Mulheres Emergentes”: Sheyla Ayo
Crazy People, ao ver o grafite de Sheyla Ayo nas redes sociais, me surpreendi com sua criação numa escola municipal. Pensei como isso poderia mudar a visão dos alunos, transformando o próprio ambiente até o Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Atlântica, na Vila Jaraguá, zona oeste de São Paulo. Essa ação ocorreu no projeto “Estamxs Vivxs – Mulheres Emergentes”, idealizado por Soberana Ziza em 2023, não apenas com Sheyla Ayo, mas também com Kelly Reis, que conheceremos no próximo encontro.
Você talvez se pergunte sobre minha surpresa. Tenho acompanhado de perto a jornada de Sheyla Ayo em busca de uma linguagem artística única, explorando uma variedade de referências visuais e estéticas em diferentes dimensões, formatos, suportes, materiais e técnicas.
Sheyla descreveu seu grafite como portador de conhecimento, liderança e transformação, com linhas brancas em um fundo azul intenso. Sem título, esse grafite mergulha na abstração, se distanciando de suas obras figurativas anteriores. É um trabalho com forte viés gestual e, ao mesmo tempo, busca uma lógica através de um desenho marcadamente gráfico.
Muitos desses artistas estão presentes tanto “dentro”, em instituições públicas e galerias privadas, quanto “fora”, refletindo o aumento das intervenções urbanas “autorizadas e patrocinadas”, às vezes oriundas apenas do próprio artista, num ato nostálgico de rebeldia.
Referência: Sheyla Ayo é Artista e Arte-educadora. Rede social: @sheylaayo | @bandeira.isa
Para saber mais: CAJÉ.Sandro. O meio é a paisagem: pixação e grafite como intervenções em São Paulo. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-15062012-134631/pt-br.php