Exposição “Mamirauá”: artistas flutuam na Floresta Amazônica

Foto de Isa Bandeira
Isa Bandeira

A exposição “Mamirauá, no Fluxo das Canoas”, atualmente em exibição na Galeria Gare, em São Paulo, remete diretamente a uma residência artística realizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, em 2022, localizada no Médio Solimões, na região norte do Brasil.

A experiência pela qual passaram os artistas Darlene Farris-LaBar, Hugo Fortes, Nivalda Assunção e Síssi Fonseca tem como antecedente uma exposição na East Stroudsburg University, nos Estados Unidos. O desejo de dar continuidade à pesquisa estética, iniciada pelo grupo de artistas, propicia a criação do projeto da Residência Artística “Amazon F.L.O.W. – Forest Life on Water”, impulsionando e ativando nosso imaginário sobre os “artistas viajantes”, aventurando-se no ambiente intocado das florestas tropicais.

Longe de seus ecossistemas originais, o grupo de artistas adentra a floresta com respeito, a bordo de canoas que deslizam pelas águas escuras do rio, entre galhos, cipós e folhagens, onde uma multiplicidade de sons constrói uma sinfonia sem igual. O ato de caminhar ganha uma nova significação, pois a terra está inacessível aos pés, mas todos os corpos e sentidos estão em alerta. Mimetizar essa experiência é um desafio!

As linguagens artísticas se associam às tecnologias: o vídeo, os bordados delicados, a manipulação da imagem fotográfica e mesmo a escolha e seleção do suporte, juntamente com a execução das cerâmicas e a impressão 3D, são componentes que auxiliam na narrativa da obra pensada para o coletivo.

Assim como a fotografia permite capturar o rastro de um momento, a pintura aqui procura unir uma ideia à outra, restituindo no espaço do cubo branco a intimidade úmida da floresta. Uma abordagem corporal estruturada na performance artística envolve e acolhe o público na plasticidade dos galhos recolhidos junto à natureza.

O ecossistema ambiental, social e cultural amazonense se instala democraticamente para o fruidor, que se transporta neste elaborado projeto artístico, ampliando o campo da arte por meio de uma ação colaborativa “quase sem pisar na terra”. É um convite, um chamado, uma convocação: “Venham!”.

 

SERVIÇO:

Exposição Coletiva: “Mamirauá, no Fluxo das Canoas”

Curadoria: Hugo Fortes

Artistas: Darlene Farris-LaBar, Hugo Fortes, Nivalda Assunção e Síssi Fonseca.

Galeria Gare | Rua Cubatão 959|Vila Mariana–São Paulo.

PERÍODO: 09 de março de 2024 a 06 de abril de 2024.

2ª feira à 5ª feira: 13h às 20h.

6ªfeira: 13h às 19h.

Sábados: 9h às 13h.  

[email protected]

REDES SOCIAIS DOS ARTISTAS:

@darlenefarrislabar

@hugofortes1

@nivaldaassuncao

@sissifonseca1

https://mamiraua.org.br/

Foto de Isa Bandeira

Isa Bandeira

Doutora em Comunicação e Cultura, Universidade de São Paulo (2017), Mestre em História e Historiografia da Arte, Universidade de São Paulo, (2012). Graduada em Arquitetura e Urbanismo e Graduada em Pintura pela Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Arquitetura de exposições, projeto expográfico. Curadora Independente.