Galeria de Arte e Pesquisa realiza exposição com estudantes da Ufes

Foto de Cláudia França
Cláudia França

É com grata satisfação que a Galeria Arte e Pesquisa (GAP) acolhe a exposição coletiva anual DAVisuais, com trabalhos artísticos de estudantes dos cursos do Centro de Artes da UFES. Para este ano, as representações estudantis elegeram o tema “identidade” como norteador para a inscrição de propostas.

Como desdobramento do tema, a expressão Um lugar para poder ser tornou-se o feliz título desta exposição. A mostra é um convite para a exploração do conceito de identidade, com suas múltiplas possibilidades de interpretação e investigação sobre o que significa “ser” em diferentes contextos culturais, sociais ou individuais.

Ao todo foram selecionados, através de edital, trabalhos de 20 estudantes; a iniciativa é parte do processo de formação discente, dando-lhes a oportunidade para apresentar seus trabalhos para um público amplo, além de envolvê-los nas diversas etapas de preparação de uma exposição.

Arte: Jamily Rossi Brito

Sobre a GAP

Inaugurada em 25 de junho de 1976, a GAP firma-se como a primeira instituição dedicada à arte contemporânea do Espírito Santo. Sua sede localizava-se na Capela de Santa Luzia, centro de Vitória, onde permaneceu até 1994, quando iniciou suas atividades no próprio campus universitário, em Goiabeiras.

Sua criação foi de extrema importância para a renovação do cenário artístico-cultural capixaba, apresentando produções de arte contemporânea no país e fomentando a pesquisa e a extensão na área.

A galeria busca promover a produção artística advinda da pesquisa e ensino acadêmico e integrá-la ao circuito de arte contemporânea vigente em âmbitos regional, nacional e internacional.

Suas principais atividades envolvem exposições, ações educativas e projetos de extensão como palestras, encontros, seminários, reuniões agregando artistas, curadores, historiadores, educadores e grupos de pesquisa a partir do espaço universitário.

Serviço

Um lugar para poder ser abre-se em 21 de agosto, às 18h e permanece aberta à visitação pública até 27 de setembro.

A GAP funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Escolas podem agendar visitas com mediação através do e-mail: [email protected].

Artistas: Aline Amaral, Ana Follador, André Magnago, Carol Velasco, Fran Carmmo, Gabi Cecile, Ikê, Isaque Mendes, Izis Falqueto, Jessica Barcellos Bastos, João Coser, Káren Nascimento, Kelvim Kister, Lal, Larissa Morello, Laryssa Gobbi, Mari Nascimento, Samara Rossmann, Sulamita Rocha, Yasmin Cerqueira.

Curadoria: Gilca Flores, Gabriel Benincá Toscano, Guilherme Laytynher Brasil e Cláudia França

Localização: Ufes – Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória – ES

Contato: [email protected]

 

Foto de Cláudia França

Cláudia França

Cláudia França é artista visual, natural de Belo Horizonte, formada pela Escola de Belas Artes da UFMG, habilitada em Desenho e em Escultura. É mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutora em Artes pela UNICAMP e pós-doutora em Psicologia pela UFMG. Atualmente está no Programa de Pós-Graduação em Artes da UFES, em que se dedica, no mestrado e no doutorado, ao entendimento das dinâmicas do processo de criação.