Montagem inédita de “És Tu, Brasil?” estreia no Teatro Futuros

Foto de Flávia Dalla Bernardina
Flávia Dalla Bernardina

Os efeitos da crise climática no mundo e as preocupações com a estabilidade democrática brasileira foram o ponto de partida para a criação de ÉS TU, BRASIL?”, montagem teatral inédita que cumpre temporada de estreia de 7 de setembro a 27 de outubro no Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo.

Para o premiado 1COMUM Coletivo, fundado por Fernando Nicolau, diretor e iluminador da montagem que tem a dramaturgia assinada por Thiago Scarpat, a data de estreia não é à toa: lançar um espetáculo, cujo título interroga seu próprio país, justo no dia da independência do Brasil, parece dar os contornos sobre possíveis temas que ele abordará em cena. A partir de sua estreia, todas as sessões ocorrerão de quinta a domingo, sempre às 19h.

Para a composição de elenco, o 1COMUM Coletivo buscou contemplar a matriz étnica deste país, oferecendo à cena quatro intérpretes que remontam à pluralidade do Brasil: Giovanna Nader, Igor Pedroso, Lucas Sampaio e Luiza Loroza.

Assim, o encontro destes corpos e matrizes geram narrativas e símbolos que, munidos do vocabulário socioambiental (povos originários, elevação do nível do mar, aumento de temperatura global, racismo ambiental), revisam as histórias do Brasil e revelam a própria trajetória plural e contraditória desta nação.

Giovanna – que, além de atriz, é uma das maiores comunicadoras socioambientais do país, influenciadora digital e ativista climática – retorna ao teatro após sete anos neste espetáculo, do qual é idealizadora junto de Fernando e Thiago. “Essa peça nasceu da vontade de comunicar a urgência do clima em uma outra linguagem, e eu acredito muito no poder do teatro pra promover uma conscientização mais profunda sobre a pauta”, afirma Giovanna.

Com uma dramaturgia que vai do ano de 2500 a 1500 — marco temporal da invasão colonial no Brasil —, o espetáculo mistura tempos históricos para recontar momentos canônicos e não canônicos deste país.

Esta escolha estética reflete a intensa revisão das histórias do Brasil — sempre plurais — que se dá hoje em dia.  Logo, para a construção de cenas desta montagem, algumas questões apareceram: quais são os temas, os eventos e as personagens a serem emoldurados, revisados ou problematizados na dramaturgia? Como montar uma biografia do Brasil no teatro assumindo as contradições deste país? Que personagens, visíveis e invisíveis, subirão ao palco?

Porém, o espetáculo inova pelo jeito como decide contar cenicamente estas histórias no palco: pelo viés climático, buscando conectar história e ecologia e entender como escolhas políticas — pessoais, coletivas e estruturais — podem dizer sobre os rumos climáticos que o mundo, e especificamente o Brasil, vêm tomando.

Oferecendo um olhar urgente e provocador, o espetáculo fala sobre como os modos de habitar e se relacionar com a terra (brasileira) ao longo do tempo nos encaminharam ao colapso climático, colocando o Brasil diante de crises — também plurais.

Serviço

ÉS TU, BRASIL?”

Temporada: de 7 de setembro a 27 de outubro de 2024

Horário: 19h (todas as sessões)

Local: Teatro Futuros

Endereço: Futuros – Arte e Tecnologia (Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, Rio de Janeiro/RJ)

Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada / meia-entrada solidária, doando 1 Kg de alimento não-perecível)

Duração: 120 minutos

Classificação Indicativa: 14 anos

Foto de Flávia Dalla Bernardina

Flávia Dalla Bernardina

Advogada em Propriedade Intelectual. Mestre em Artes Visuais pela UFES. Curadora de arte. Diretora Artística na Galeria Matias Brotas. Membro da Comissão Especial de Propriedade Intelectual da OAB/ES e da OAB Federal. Idealizadora do podcast Conversa com Artista. Pesquisadora das relações entre direito e arte, sobretudo no que tange à autoria.