Museu das Favelas chega a Vitória. Veja a programação

Foto de Flávia Dalla Bernardina
Flávia Dalla Bernardina

O Museu das Favelas é uma instituição cultural voltada para a valorização, preservação e divulgação da história e cultura das comunidades periféricas.

Criado com o propósito de trazer à tona as narrativas invisibilizadas, ele atua como um espaço de resistência, memória e educação, destacando a riqueza cultural desses territórios.

Mais do que um museu tradicional, ele busca romper com as barreiras entre centro e periferia, propondo uma nova perspectiva sobre a contribuição das favelas para a formação da cultura brasileira.

A proposta do Museu das Favelas é dar visibilidade às histórias e saberes que muitas vezes são negligenciados. Seu acervo, composto por obras de arte, objetos e documentos, é formado essencialmente por doações e colaborações de moradores das próprias favelas, fortalecendo um senso de pertencimento e protagonismo.

Além disso, o museu realiza exposições, eventos e oficinas que destacam a produção artística local, desde a música e o grafite até a culinária e as tradições orais, conectando as novas gerações com suas raízes.

O Museu das Favelas chega em Vitória com a exposição itinerante “A favela é giro”, e ocupará o Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), no Centro de Vitória, no período de 13 de novembro a 15 de dezembro de 2024, com entrada gratuita.

Com curadoria de Bruna Gregório, serão apresentadas 20 obras que celebram as favelas brasileiras, em todas as suas nuances e complexidades.

A exposição, que já passou por Goiânia (GO), passará também por São Sebastião, Ferraz de Vasconcelos e São Paulo (SP).

Essa expansão do museu para fora de seu local de origem, em São Paulo, oferece uma oportunidade única de construir pontes entre os diversos cenários culturais do país, ampliando o alcance de suas ações, oferecendo espaço para artistas e moradores das periferias da região, promovendo o diálogo entre as culturas locais e nacionais, e fortalecendo o senso de identidade e comunidade.

Serviço

Exposição itinerante “Favela é Giro”

Abertura: 13/11, às 17h

Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 631 – Centro, Vitória – ES Período em cartaz: De 13/11 a 15/12

Funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 18h | Sábado e domingo, das 10h às 16h

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

Saiba mais em https://museudasfavelas.org.br

 

Foto de Flávia Dalla Bernardina

Flávia Dalla Bernardina

Advogada em Propriedade Intelectual. Mestre em Artes Visuais pela UFES. Curadora de arte. Diretora Artística na Galeria Matias Brotas. Membro da Comissão Especial de Propriedade Intelectual da OAB/ES e da OAB Federal. Idealizadora do podcast Conversa com Artista. Pesquisadora das relações entre direito e arte, sobretudo no que tange à autoria.