Filhos devem ajudar financeiramente pais idosos? A dúvida veio das irmãs Sheila Simões da Silva e Jussara Simões da Silva, que moram em Jacaraípe, na Serra. Há um ano elas decidiram que a mãe, de 89 anos, iria para uma casa de repouso para ser melhor cuidada, já que todos os filhos trabalham o dia inteiro.
“Era fisioterapeuta que a gente tinha que pagar, era psicólogo, eram cuidadores e nós não temos essa estrutura e nem dinheiro, que ficaria muito mais caro. Nessa casa tem todo o aparato e em uma semana que ela estava lá, nem parecia aquela pessoa que saiu daqui toda torta, na cadeira de rodas. Além de ser muito bem cuidada, ela gosta porque fez amizade com outras pessoas da idade dela”, explicou Sheila.
LEIA TAMBÉM:
Quais os direitos de quem vive em união estável?
Elevador dispara e bate no teto do 10º andar com aluno da Fames dentro
Assédio moral no trabalho: saiba como identificar e o que fazer
A idosa recebe dois salários mínimos de pensão, só que os custos para a manter na instituição é de R$ 3,5 mil, fora gastos com medicamentos e outras despesas. A diferença é paga pelas irmãs, mas fica muito pesado, já que uma é autônoma e outra aposentada.
“A gente costuma fazer rifa para juntar o dinheiro e tentar fazer o pagamento dela. Nós já conversamos várias vezes com os nossos irmãos, que não ajudam em nada e eles disseram que não vão ajudar e nem vão visitá-la também”, desabafou Jussara.
O CONEXÃO JUSTIÇA levou a advogada, do Rio de Janeiro, Marcelle Blanche até a casa das irmãs para reforçar que é dever dos filhos auxiliar os pais idosos.
“Tanto o Estatuto do Idoso quanto o Código Civil preveem que os filhos têm relação de amparo aos pais idosos, pagar alimentos aos pais, em relação financeira, assim como os pais têm relação de amparo aos filhos. Em casos como o das irmãs, é necessário buscar a Justiça, pedindo que os irmãos contribuam também!”, destacou a advogada.
A falta de atenção e carinho aos pais pode gerar indenização por dano moral.
Confira, no vídeo abaixo, a reportagem completa com explicações sobre que documentos ter para acionar a justiça em casos assim e sobre a indenização no caso de abandono afetivo dos filhos para com os pais.
CONEXÃO JUSTIÇA
O Conexão Justiça é um projeto idealizado e apresentado pela jornalista Marcelle Altoé, que também é advogada. Além da publicação na coluna do site Folha Vitória ES, repercussão na rádio Jovem Pan News Vitória (FM 90,5/quarta-feira, 11h30), as matérias vão ao ar na TV Vitória toda quarta-feira no programa Cidade Alerta ES (18h) com reprise na quinta no ES no Ar (06h30).
As reportagens abordam problemas jurídicos de todas as áreas do direito, sempre trazendo um especialista para dar dicas de como a pessoa pode resolver aquela situação.
Para participar basta enviar mensagem de texto para o WhatsApp do Conexão Justiça (27) 99877-0099, para o e-mail [email protected] ou para os Instagrans @conexaojustica e @marcelle_altoe.
Deveria haver uma punição consistente e rápida no caso de abandono dos filhos para com os pais. Depois de toda uma vida dedicada aos filhos, na maioria das vezes, quando os pais mais precisam de atenção, carinho e cuidados, os filhos se afastam. É uma injustiça sem limites e de uma crueldade ímpar. Revoltante!
Bom dia, na juventude os pais e principalmente a mãe cuida dos filhos com amor e dedicação tão logo nada mais justo que na velhice os filhos cuidem dos pais…Que bom que a justiça nesse caso age com rigor….Que Deus abençoe todos os idosos e os liberte da rejeição e do
abandono!!!
Estou passando uma situação parecida com minha irmã idosa de 80 anos
Boa tarde. Eu analisado como é um filho ou filha chegar um ponto de falar que não ajudar os pais depois de tanto tempo, vc filho ou filha nunca diga isso porque vcs vão pagar na justiça divina.
É dever dos filhos ajudar os pais
Que absurdo,êsses filhos não quererem ajudar a mãe,pelo amor de Deus,é obrigação de todos os filhos.🙏🙏
Informação bem interessante!
Bom dia , li a matéria,passo também por isso, cuido da minha mãe de 91 anos sozinha, ela é deficiente visual, e tem vários problemas de saúde. Tenho 5 irmãos, mas só um que me ajuda com 300 reais por mês, e os outros a abandonaram.estou exausta , estou nessa luta a quase 6 anos.
Perfeito, cuidar de quem te deu a vida, cuidado, proteção. Se a retribuição não for por vontade tem que ser por lei. Covardia abandonar os pais na reta mais difícil, na velhice
Muito triste essa posição dos filhos, qdo dependiam dela ela não fazia distinção de nenhum.
Não precisava nem de lei p.q os filhos sejam obrigados a ajudar os pais. É dever moral e afetivo ; .é o reconhecimento dos cuidados durante anos na sua infancia e adolescencia. formando seu carater e educação p q tivesse uma profissão, dentro das suas limitações capacitando-o a gerir sua própria vida.
Tenho um amigo que está doente passa necessidade paga aluguel os vizinhos que o ajudam ele tem um casal de filhos que não querem saber dele existe a possibilidade de entrar na justiça nora que esses filhos cuidem dele
Precisar ir a justiça pra ter ajuda e atenção dos filhos, absurdo.
Qdo. os filhos sao solteiros tem uma conduta qdo. casam os conjuges influenciam negativamente
Parabéns pela reportagem. Sou filha única, apesar de meu ter deixado a pensão para minha mãe, tinha que arcar com a diferença de suas despesas – plano de saúde; medicamentos; fraldas e casa de repouso. Era muito puxado, mas valeu apena pelos cuidados 24 h. Ficava tranquila. Graças a Deus ela teve conforto até o último dia de vida. Mas não é fácil. Abria mão de roupa nova, adiei implante. Mas valeu a pena.
Parabéns pela atitude, Neide!! Honrar pai e mãe que nos deram atenção, carinho e tudo o que precisávamos para crescer e se tornar um ser humano honesto, é o mínimo, né?! Se os filhos têm condições e os pais precisam, por que não ajudá-los?! Parabéns mais uma vez! Com certeza serás recompensada!
Eu também sou a favor que os filhos venham ter responsabilidade com os pais
Idosos..
E não querer tirar deles.
Eu também fui vítima desse descaso por parte dos meus irmãos.
Mais o que deixou eles foram os primeiros a serem beneficiados.
Tem uma idosa na minha rua que vive reclamando da ausência dos filhos fica jogada as tranças não consegui fazer alimentação os filhos não vem,as filhas também não ela vem na rua pedir comida as pessoas que passam na rua as vezes fica três dias sem comer eu não posso fazer muita coisa tenho mobilidade reduzida pôr problema no joelho e coluna eu faço e levo até o portão dela mais não posso fazer muita coisa,o que pude fazer é levar na delegacia e denunciar os 6 filhos.
Olá, Maria Auxiliadora! Que situação triste, né? A senhora também pode fazer uma denúncia ao Ministério Público. No site do MP da sua cidade, procure por ‘ouvidoria. Nesse link é possível relatar a situação, anexar fotos e vídeos! Tem também o telefone, ligação gratuita, 127. Não precisa se identificar, pode contar o que está acontecendo de forma anônima.
Gostei da matéria, na realidade isto acontece e muito, filhos que abandonam os pais tanto emocional e financeiramente.
Muito boa e important esta materia
Eu acho que os filhos tem sim obrigação de ajudar
A não ser que os pais tenham condições de se sustentarem sozinhos. Eu por exemplo.meus filhos não deixam de dar ajuda. E eu nem preciso pedir graças a Deus filhos maravilhosos.
Boa tarde!
Acho um absurdo os filhos abandonar os pais na velhice. Pois, eles sofreram muito para nos criar, dar assistência aos pais na velhice é o mínimo que os filhos podem fazer por eles. Graças a Deus não me arrependo nunca de ter cuidado do meu pai, agora cuido da minha mãe, com muito prazer.
Eu cuido do meu irmão que tem demência, por causa do uso abusivo do álcool. Os filhos o abandonaram. Não ajudam financeiramente e nem visita o pai. Eu cuido do meu irmão de segunda a segunda feira. Eles não querem ficar com o pai, para que eu possa descansar. Eu dou banho, comida na boca, faço a higiene pessoal dele e dou os remédios dele. Lavo a roupa de cama, faço comida, levo a neurologista e psiquiatra. Eu vou entrar com uma ação de abandono afetivo.