O laudo médico não deixa dúvidas. Desde 2018, a auxiliar de serviços gerais Cleonice Pereira Alves foi encaminhada para cirurgia de tireoide, pelo SUS. São seis anos de espera, muitas dores e preocupações.

“Eu não aguento ficar sentindo dor e ninguém resolve meu caso. Sinto muita falta de ar, engasgo muito. Eu não vivo! Se demorar mais, vai chegar uma hora que vão me encontrar morta!”, desabafou Cleonice.

A última ultrassonografia, realizada em maio de 2022, apontava que o quadro tinha se agravado. O nódulo na tireoide já estava com mais de 5 centímetros, com cisto e massa que comprimia a traqueia.

A médica que assinou o documento alertou que a cirurgia já deveria ter sido feita e que a demora piora os sintomas e compromete a saúde da paciente.

Durante a reportagem, Marcelle Altoé descobriu que nem a consulta com o médico especialista em cabeça e pescoço, agendada também em 2018, tinha sido marcada.

“Em casos como esse o paciente pode acionar a justiça com pedido liminar para que a cirurgia seja realizada o quanto antes. O direito à saúde é garantia fundamental prevista na Constituição Federal e não pode esperar”, destacou o assessor jurídico Joaquim Araújo Júnior.

O poder público tem um prazo razoável para realizar os procedimentos na área da saúde? Pode contratar profissionais particulares, até mesmo de outro Estado? Quando a demora agrava a situação, a pessoa pode pedir indenização na justiça? Quais documentos são fundamentais?

Confira no vídeo abaixo a reportagem completa do CONEXÃO JUSTIÇA com todas essas respostas!

O que diz a Sesa

Por meio de nota, a Secretaria da Saúde (Sesa) explicou que o pedido de consulta em cirurgia cabeça e pescoço adulto foi inserido no sistema de Regulação e o atendimento está agendado para o dia 23 de dezembro, no Hospital Evangélico de Vila Velha.

Importante que a paciente retire o comprovante de agendamento da consulta na unidade de saúde em que ela é atendida e leve documentos com foto e todos os exames para avaliação médica e posterior agendamento da cirurgia.

CONEXÃO JUSTIÇA

O Conexão Justiça é um projeto idealizado e apresentado pela jornalista Marcelle Altoé, que também é advogada. Além da publicação na coluna do site Folha Vitória ES, repercussão na rádio Jovem Pan News Vitória (FM 90,5/quarta-feira, 11h30), as matérias vão ao ar na TV Vitória toda quarta-feira no programa Cidade Alerta ES (18h) com reprise na quinta no ES no Ar (06h30).

As reportagens abordam problemas jurídicos de todas as áreas do direito, sempre trazendo um especialista para dar dicas de como a pessoa pode resolver aquela situação.

Para participar basta enviar mensagem de texto para o WhatsApp do Conexão Justiça (27) 99877-0099 (apenas mensagens de texto. Não recebe ligações e nem áudios), para o e-mail [email protected] ou para os Instagrans @conexaojustica e @marcelle_altoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *