instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Coluna ESG

por Felipe Mello

DSC02787-OK-scaled-1.jpg

Jornada ESG

Expedição chega ao estado para conhecer projetos capixabas

O projeto Jornada ESG, uma iniciativa inovadora que visa conectar e explorar diferentes projetos sustentáveis e negócios de impacto, chega ao Espírito Santo em busca de iniciativas que visem promover o desenvolvimento sustentável. Idealizada pelo empreendedor Marcel Guariglia, a Jornada ESG é uma expedição que percorrerá mais de 50 mil km pelas Américas a bordo de um veículo híbrido, identificando projetos inovadores e inspiradores que buscam melhorar a vida das pessoas e do planeta.

Três projetos capixabas serão visitados

A Jornada ESG começou em Ushuaia, no sul da Argentina, em 18 de março, e já está há 40 dias na estrada. Durante os próximos 200 dias, a expedição passará por 9 estados brasileiros, incluindo o Espírito Santo, e seguirá pela Bolívia, Peru, Equador e Colômbia na América do Sul e subirá rumo ao distante Alaska passando pela América Central, Estados unidos e Canadá. O objetivo é compartilhar iniciativas que promovem o desenvolvimento social, a preservação da cultura ancestral, a proteção dos povos originários e a preservação ambiental. Em Vitória, a expedição conhecerá de perto as ações realizadas no projeto Voz da Natureza, que trabalha para conservar a diversidade biológica e sociocultural. Além disso, o Instituto Água Viva, que tem como objetivo transformar e impactar a geografia de uma região pouco apoiada no Brasil, também será visitado. A expedição também passará pelo município de São Mateus, onde gravará com o Projeto Araçá, que trabalha para incluir socialmente crianças e adolescentes.

Um roteiro baseado nos pilares da sustentabilidade

A expedição visa apresentar ao mundo dos negócios iniciativas que buscam o equilíbrio entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, atividades locais e diferentes modelos de negócios e atuações, impacto e inovação. O idealizador do projeto, Marcel Guariglia, explicou que o roteiro foi baseado nos pilares maturidade das organizações e materialidade, associado à entrega, execução e consistência dos projetos pelas organizações. Sob sua curadoria, mais de 300 iniciativas foram mapeadas, e pelo menos 100 delas serão apresentadas ao mercado.