instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Coluna ESG

por Felipe Mello

Imagem2a

Instituição reconhecida pela ONU apoia implantação de cidades inteligentes no ES

Buscando transformar os municípios capixabas em ambientes inovadores e modernos e melhorar a qualidade dos serviços públicos, o Governo do Estado criou o Programa ES Inteligente. O programa, que coloca em prática projetos para o desenvolvimento regional alinhado às perspectivas de inovação, tecnologia e sustentabilidade por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP), é conduzido pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) em parceria com o Instituto Gestão e Planejamento de Cidades (IPGC).

Recentemente, o Instituto foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) por seu desempenho na estruturação de PPPs no Brasil. O IPGC participou do Fórum Internacional da PPP da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE), pelo terceiro ano consecutivo, em maio. 

Fórum Internacional reúne especialistas em desenvolvimento sustentável

“Por meio do Bandes e do IPGC, os municípios recebem suporte gratuito na elaboração de projetos complexos para ampliar os serviços ofertados à população e aplicar no setor público a inovação e eficiência do setor privado. Essa abordagem integrada visa a promover o desenvolvimento sustentável, fortalecendo a conectividade, a sustentabilidade e a segurança das comunidades, elementos essenciais para enfrentar os desafios atuais e futuros”, afirma o coordenador do Núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias do Bandes, Vilker Zucolotto Pessin.

Os projetos do IPGC de PPP para Cidade Inteligente em Goiânia e Maceió e a PPP para Saneamento Básico em Upanema foram selecionados para o fórum internacional, demonstrando o compromisso do Brasil em encontrar soluções criativas e eficazes para desafios urbanos e de infraestrutura. 

O 8° Fórum Internacional da PPP reuniu líderes globais e especialistas em desenvolvimento sustentável e destacou os esforços do IPGC em promover projetos inovadores que impulsionam o crescimento socioeconômico. Uma das principais discussões foi o papel das PPPs como catalisadoras para impulsionar e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Aplicar essas iniciativas nos municípios brasileiros é uma forma de gerar impacto em diferentes esferas, aumentar a qualidade de vida dos cidadãos e modernizar o país, estimulando o crescimento.

O ES Inteligente

O ES Inteligente abrange a estruturação de projetos de cidades inteligentes e de saneamento básico para as cidades do Estado do Espírito Santo. Basta que o município faça sua adesão ao Programa para que seja iniciada a execução de um plano de trabalho em ações sinérgicas do Bandes, IPGC e município.

O programa, que já conta com a  adesão de 24 municípios capixabas, oferece assessoria aos municípios para a estruturação de projetos de infraestrutura em áreas cruciais, com modelagens nas frentes de cidades inteligentes (soluções para iluminação pública, usina solar, telecomunicações e videomonitoramento) e saneamento básico.