instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Coluna ESG

por Felipe Mello

VargemAlta_2017-03-10 11-04-39 copy (1)

"descrever a situação", encontrado no "digite o local contendo cidade, estado e país"

SOS Mata Atlântica passa a monitorar as águas dos rios do ES

O Grupo Águia Branca está investindo R$ 300 mil até 2026 no projeto Observando os Rios, uma iniciativa da SOS Mata Atlântica. Este projeto é uma das maiores ações de monitoramento participativo da qualidade da água no Brasil, e tem como objetivo mobilizar comunidades em torno da qualidade da água de rios, córregos e outros corpos d’água nas localidades onde residem. A parceria será oficialmente assinada hoje em um evento às 10h na Reserva Águia Branca, em Vargem Alta.

"descrever a situação", encontrado no "digite o local contendo cidade, estado e país"

Monitoramento participativo

O Grupo Águia Branca é a primeira empresa capixaba a apoiar o programa, se alinhando à causa Água Limpa, defendida pela ONG, que luta há mais de 35 anos pela despoluição dos rios da Mata Atlântica. A parceria visa fortalecer os grupos de voluntários participantes, ampliar os pontos de coleta e atuar de forma conjunta em estratégias de sensibilização e engajamento das comunidades envolvidas.

Adriana Denadai, Head de Sustentabilidade do Grupo Águia Branca, destaca a sinergia entre os objetivos do projeto e os da Reserva Águia Branca, uma área de preservação ambiental mantida pelo Grupo. “O nosso apoio ao projeto foi motivado pela grande sinergia com os objetivos da Reserva Águia Branca, área de preservação ambiental mantida pelo Grupo, onde buscamos contribuir para o desenvolvimento local de forma sustentável e colaborativa”.

Na região da Reserva Águia Branca, localizada nas montanhas capixabas, serão estabelecidos quatro pontos de monitoramento estratégicos. O objetivo é envolver a população local e os visitantes da unidade de conservação no trabalho de monitoramento. “Acreditamos que essa atuação a várias mãos contribuirá na construção de uma base sólida para a tomada de decisões e implementação de estratégias eficazes de conservação da natureza”, reforça Gustavo Veronesi, coordenador do programa.

Sobre o Observando os Rios

O Observando os Rios é uma iniciativa que ocorre em 17 estados, com cerca de 300 pontos de coleta e a participação de mais de 2 mil pessoas, constituindo a maior rede de voluntários ligada à causa Água no Brasil. O monitoramento das águas é realizado com auxílio de um kit desenvolvido e disponibilizado pela SOS Mata Atlântica. Os grupos realizam a medição uma vez por mês e enviam os resultados por canais digitais. Estes indicadores contribuem para ampliar o conhecimento da sociedade civil e gestores públicos sobre a condição ambiental dos rios e mananciais brasileiros.