instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Coluna ESG

por Felipe Mello

Imagem1o

Programa nacional que reconhece iniciativas de impacto social, chega em breve ao Espírito Santo

O programa Selo Social está sendo implementado no Espírito Santo pelo Instituto Movive, ONG sediada em Vila Velha. Esse programa nacional reconhece iniciativas de impacto social promovidas por empresas, órgãos públicos e entidades do terceiro setor. O foco está nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O processo de certificação do programa tem a duração de um ano e é conduzido de forma gratuita. Durante esse período, os participantes recebem orientação de especialistas e participam de formações presenciais e online. Aqueles que concluírem todas as etapas, demonstrarem compromisso social e atenderem aos critérios estabelecidos recebem a certificação.

O engajamento privado é necessário

Para viabilizar o programa, ele conta com o patrocínio de empresas privadas. Gilberto Weber do Movive, expressa otimismo quanto ao lançamento em breve, destacando a sinergia entre o trabalho do instituto e o do Selo Social: “Existe muita sinergia entre o trabalho que desenvolvemos e do Selo Social. Estamos em negociação adiantada com empresas parceiras que irão patrocinar os encontros nas cidades e estamos confiantes de lançá-lo em breve”, destaca

O presidente do Selo Social, Fernando Assanti, relata que o fator primordial do sucesso é o envolvimento das pessoas: “O Selo é um programa de desenvolvimento local e o seu sucesso depende, principalmente, do envolvimento dos atores sociais em cada município.” comenta. 

 

O Programa Selo Social

O Programa Selo Social é uma tecnologia social que promove a corresponsabilização entre empresas, órgãos públicos e entidades do terceiro setor. Seu objetivo é contribuir para o alcance da Agenda 2030 em diferentes territórios. Ao longo de uma década, o programa já certificou 1800 organizações e 5000 projetos sociais nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal. Além disso, o Selo Social representa a sociedade civil na Comissão Nacional para os ODS (CNODS).