Dióxido de carbono equivalente: veja quanto Brasil emitiu em 2022
O mais recente inventário do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) afirma que 12,8 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e) foram lançadas na atmosfera em 2022, isto é, derivada das atividades de mineração brasileira.
Segundo o estudo, esse total representa apenas 0,55% das emissões de gases de efeito estufa do país, quando consideramos que 2,3 bilhões de toneladas foram lançadas em 2022, de acordo com o levantamento do Sistema de Estimativas e Remoções de Gases do Efeito Estufa, do Observatório do Clima.
Dessa forma, o inventário aponta que 85% das emissões são de CO2, gás considerado de menor potencial de aquecimento e que permanece por mais tempo na superfície, em torno de mil anos, segundo a Organização das Nações Unidas.
Além deste, temos 10% de emissões relacionadas ao gás metano, gás com potencial de aquecimento 28 vezes maior que o CO2 e que pode permanecer na atmosfera durante uma década. Já os outros 5% são de óxido nitroso, que tem um potencial de aquecimento 265 vezes maior que o CO2 e que pode permanecer na atmosfera por até 120 anos.