Por Rovena Cabral
Sociedade 5.0: Como modernizar o RH da administração pública
Por Rovena CabralpPor Rovena CabralSegundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Brasil possui 11 milhões de funcionários públicos, o que representa 5,6% da população. A carreira na administração pública, embora nem sempre seja a melhor remunerada, é ambição de muitos devido à estabilidade dos cargos.
Esse mesmo motivo que atrai também desafia a gestão de pessoas na administração pública, especialmente no contexto atual, no qual a promoção de diversidade e inclusão é crucial. Órgãos e empresas que contratam via concurso público enfrentam limitações na movimentação de pessoal e renovação de quadro, tornando a gestão complexa.
A rigidez dos processos seletivos torna a gestão de pessoas nos órgãos públicos desafiadora. Embora garantam igualdade de oportunidades e transparência, podem resultar em uma força de trabalho inflexível e resistente a mudanças. A estabilidade dos cargos, a estrutura hierárquica e os processos burocráticos dificultam a implementação ágil de novas políticas e práticas, criando um ambiente muitas vezes avesso à inovação.