instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Coluna ESG

por Felipe Mello

Imagem4z

Descarbonização: A Transformação Inevitável da Economia Global neste século

Durante o Fórum de Investimento Sustentável realizado em paralelo à Assembleia Geral da ONU em Nova York, Simon Stiell, secretário executivo da ONU destacou que descarbonização é não apenas inevitável, mas também a força motriz por trás da maior transformação da economia global neste século. Com o investimento em energia solar fotovoltaica previsto para ultrapassar a marca de US$ 500 bilhões este ano, a energia se consolida como um pilar fundamental de um futuro sustentável, superando todas as outras tecnologias de eletricidade combinadas.

Stiell destacou que as oportunidades de investimento no entanto, transcendem a energia solar e eólica afinal, as mudanças climáticas e seus efeitos têm promovido o desenvolvimento de soluções cotidianas, como por exemplo, sistemas de aquecimento e resfriamento adaptáveis às variações extremas de temperatura. Sem contar a imperiosa necessidade de infraestruturas resilientes, como as que podem suportar às severas chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul.

Os pioneiros sempre colhem as maiores recompensas em tempos de mudança

O representante da ONU ainda propôs um novo acordo de financiamento climático, que não se limite a valores específicos de financiamento público, mas que garanta um fluxo contínuo de recursos provenientes de diversas fontes. Isso inclui financiamento público, concessões e financiamentos mistos viabilizados por reformas significativas nos bancos de desenvolvimento e políticas climáticas governamentais mais robustas.

Por um lado é inegável que os pioneiros frequentemente colham as maiores recompensas em tempos de mudança. Nesse contexto, a descarbonização emerge não apenas como uma necessidade ambiental premente, mas como uma oportunidade econômica. Contudo, essa transformação não é simples. Ela exige uma reestruturação profunda em todos os setores da economia da indústria aos serviços, o que por sua vez, abre um leque de oportunidades em cada um deles.

Tempos para se reinventar e crescer

Essa metamorfose implica desafios significativos, como a adaptação de práticas antigas, a implementação de novas tecnologias e a formação de profissionais capacitados. Entretanto, à medida que setores se reinventam e buscam soluções sustentáveis, eles também descobrem novas formas de inovação e crescimento. A transformação, portanto, não é apenas um imperativo, é uma chance para empresas e comunidades se posicionarem na vanguarda de uma economia mais verde, criando um futuro onde sustentabilidade e prosperidade caminham lado a lado.