Case de sucesso? Programa une educação e música no ES
Desde a Grécia Antiga, o ideal de um programa de educação global vem sendo buscado. Aquele ideal chamado de Paideia – uma educação capaz de formar um indivíduo plenamente desenvolvido – continha, em sua essência, a Música.
Em um grande salto temporal e geográfico, nos encontramos, hoje, imersos na era da velocidade e da simultaneidade digital.
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Percebemos que o enfrentamento dos desafios, deste século XXI, demandam igualmente uma formação educacional, que integre as dimensões intelectual, psicológica, sociocultural e ecológica do indivíduo.
Diante disso, voltamos nosso olhar para a experiência dos antigos e nossa atenção para pesquisas, que apontam benefícios concretos da educação musical na formação integral dos indivíduos e no desenvolvimento de habilidades e capacidades cognitivas, relacionais e intelectuais.
No Espírito Santo, essas premissas têm sido aplicadas efetivamente como política pública e vêm produzindo experiências bem sucedidas, vivenciadas por estudantes com idades entre 15 e 17 anos, do Ensino Médio da Rede Pública Estadual, que fazem parte do Programa “Música na Rede”.
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O programa resulta de uma sólida parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e a Fundação de Amparo e Apoio à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), e permite a oferta de aulas de música nas próprias escolas, no contraturno, além da constituição de Orquestras, Bandas e Corais nessas escolas.
Vale a pena conferir, no site do programa, os depoimentos dos estudantes, dentre os quais selecionei uma amostra de quatro relatos, que fortalecem a tese da eficiência da música junto à educação no desenvolvimento integral humano:
- “A música me ajudou em física e química, mudou minha forma de pensar, acredito que me ajudou em todas as matérias” (L.R.S., aluno de trompete);
- “O que eu acho da Orquestra Jovem de Violões é que tem um sentido muito importante. Além de desenvolver uma habilidade que pode ser levada para vida toda, também melhora o desempenho em outras atividades que demandam atenção e criatividade” (R. F., aluno de violão);
- “O projeto Música na Rede me concedeu, em diversos aspectos, um melhor convívio social e pessoal. Pude desenvolver vários gostos e valores como trabalho em conjunto e percepção artística, que me fizeram ser uma pessoa melhor e mais harmoniosa no meu cotidiano. A experiência que adquiri me mostrou um caminho que eu quero seguir e, assim, construir o meu futuro com ele” (A.J.S.S., aluna de contrabaixo acústico);
- “Depois que eu comecei a tocar violino, eu parei de pensar que a música era só som. Agora penso que é uma mistura de sentimentos. E também deixei de ser ‘viciada’ no celular, pois agora eu todos os dias pego o violino para ensaiar um pouco as músicas” (A.C.M., aluna de violino).
No total, são mais de 130 escolas ligadas ao programa, alcançando, hoje, todas as seis microrregiões do ES, impactando mais de 17 mil estudantes entre 2019 e 2023, e atualmente com 4.600 estudantes matriculados.
Considerando de um ponto de vista estratégico, esse tipo de investimento tende a fixar o jovem no ambiente escolar, promover a cultura de paz, melhorar a qualidade de vida do estudante, ampliar horizontes de integração cultural e profissional, produzindo assim efeitos benéficos e perenes na formação da sociedade capixaba do século XXI.
Educação e Música de mãos dadas é uma fórmula atemporal que resulta em desenvolvimento humano integral e sua implementação, manutenção e expansão no Estado é motivo de orgulho.