Tecnologia na educação: inspiração para o futuro

Foto de Octavio Locatelli
Octavio Locatelli

Tecnologia e educação são dois assuntos impossíveis de separar e são dois assuntos que amo por razões diferentes. Desde muito novo sempre acompanhei com entusiasmo qualquer coisa relacionada à tecnologia e tive a sorte de ver essa grande evolução acontecer.

Na minha infância ainda não tínhamos computador nem celular, e, hoje, atuo ensinando e trabalhando com Ciência de Dados e impressionantes modelos de Inteligência Artificial.

A paixão pelo ensino veio um pouco mais tarde, mas sempre admirando os professores que tive como referência. Portanto, seguir a carreira acadêmica foi uma consequência das minhas escolhas e o encanto apareceu logo nas primeiras aulas: as boas relações, as trocas de experiências e o trabalho como facilitador me fizeram brilhar os olhos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Me recordo de quando surgiram as primeiras disciplinas diretamente voltadas à tecnologia e uma segunda onda aconteceu: a vontade de experimentar novas metodologias, de criar vários projetos práticos e de melhorar cada vez mais tendo destaques.

Atualmente, é muito difícil imaginar a educação dissociada da tecnologia, sendo que a internet é o primeiro lugar onde buscamos as respostas para as nossas dúvidas.

Com isso, precisamos readequar nossas aulas, nossas metodologias e toda a base para o ensino, mas esse desafio nos proporciona infinitas oportunidades.

Imagine o quão brilhante é podermos mostrar a teoria de algo e no instante seguinte aplicá-la? Quão mais fácil é criar projetos interdisciplinares com o uso da tecnologia?

E o que falar sobre as Inteligências Artificiais que estão fazendo uma nova revolução? Talvez um comparativo simples seja pensar na utilização da calculadora frente ao ensino da matemática.

As novas IAs são as “calculadoras” de todas as disciplinas. E agora um passo importante é formar pessoas que entendam sobre isso, saibam usar e tenham pensamentos críticos, já que é valido lembrar: as IA’s se baseiam em estatística e probabilidade, portanto não estão sempre corretas.

E mais uma vez, temos infinitas possibilidades a nossa frente, que nos farão continuar esse ciclo virtuoso, aprimorando ferramentas, metodologias e aplicações. E, certamente, contribuirão de forma significativa para o ensino em vários aspectos diferentes.

Ao longo da minha carreira, desenvolvi vários projetos práticos que me foram oportunizados pelos conhecimentos e relacionamentos adquiridos em salas de aula, assim, educação e tecnologia sempre caminharam juntas na minha experiencia, e, hoje, posso dar muitos exemplos reais e criar um ambiente para que essas oportunidades também surjam para os alunos.

Dessa forma, penso nas aulas com dois objetivos muito claros, facilitar o conhecimento sobre o tema abordado criando pensamentos críticos e inspirar os alunos com tudo o que é possível fazer com aquele conhecimento, inclusive refletindo muito sobre os trabalhos interdisciplinares e projetos práticos.

Para o futuro, o objetivo é continuar explorando essas novas ferramentas e oportunidades que estão surgindo, de forma que seja possível utilizá-las da melhor forma para inspirar, capacitar e gerar novos conhecimentos, e para que os alunos sejam os líderes das futuras transformações.

Falando em inspiração, ela é o principal diferencial para atrair e gerar curiosidade aos alunos e aliada a praticidade de utilizar a tecnologia para dar exemplos, aprofundar conhecimentos e gerar resultados práticos fecha-se um ciclo em que o resultado é aluno motivado, interessado e capaz de utilizar os conhecimentos apresentados de forma prática.

A tecnologia está associada à educação em diversos níveis, seja diretamente na sala de aula, sendo fonte de conhecimentos, personalização dos conteúdos, facilitadora para os alunos, também na gestão, organizando as tarefas, auxiliando os professores, prevendo resultados, na inovação das metodologias e em infinitas outras aplicações.

E assim como nas aulas, começo a escrever para o Espaço Educação com foco em tecnologia, mas para começar é apenas inspiração.

Foto de Octavio Locatelli

Octavio Locatelli

Sócio e diretor de Inovação e Desenvolvimento da Fucape Solutions. Coordenador e Professor do curso de Ciência de Dados para Negócios da Fucape Business School. Mestre e Doutor em Contabilidade e Administração pela Fucape Business School. Especialista em Engenharia Financeira, Perícia e Auditoria Contábil e Administração e Finanças. Graduado em Administração, Ciências Contábeis e Matemática. Profissional atuante no segmento de tecnologia da informação e inteligência artificial desenvolvendo soluções inovadoras para organizações.