Descubra como a tecnologia pode transformar a educação

Foto de Octavio Locatelli
Octavio Locatelli

Todos sabemos da importância da tecnologia na educação, mas certamente não exploramos tudo o que isso pode oferecer.

Em geral, quando pensamos na associação entre tecnologia e educação os primeiros pensamentos giram em torno de aulas online, salas com lousas digitais e, talvez, algum programa específico que aplique um conhecimento.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Porém, com tudo o que a tecnologia pode nos oferecer hoje, isso sequer é a ponta do iceberg.

Tecnologia como facilitadora de acesso ao conhecimento

Os usos destacados acima, continuam sendo relevantes para a evolução da educação, facilitando o acesso a materiais educacionais, reduzindo barreiras geográficas e socioeconômicas e motivando os alunos ao aprendizado.

Além disso, nesse primeiro ponto, podemos explorar as ferramentas adaptando conteúdo aos alunos, escolhendo outros estilos ou outras formas de explicações e utilizando recursos interativos ou gamificados para engajar.

Tecnologia como habilidade

O segundo ponto está relacionado ao ensino de ferramentas tecnológicas que preparam os alunos para o mercado, seja em qualquer foco.

Isso pode envolver desde o pensamento lógico e a utilização de softwares até um conhecimento mais profundo em programação ou em desenvolvimento de equipamentos.

LEIA TAMBÉM: Educação e limites para os filhos: veja o que você precisa saber

A tecnologia está intimamente ligada a qualquer atividade, portanto, conhecimentos básicos de tecnologia são essenciais para qualquer pessoa, e também por isso, a demanda por pessoas que estejam por trás desses desenvolvimentos está em alta.

O pensamento crítico e a tecnologia

Um passo mais profundo está na preparação das pessoas para utilizar as tecnologias disponíveis. Com a revolução gerada pelas Inteligências Artificiais é uma necessidade urgente nos adaptar ao uso dessas tecnologias, e auxiliar nas utilizações por parte dos alunos.

Pensar em como essas tecnologias são desenvolvidas, mesmo que em um nível intuitivo pode ajudar a entender por que as IA’s erram e como perceber isso, por exemplo.

A utilização dessas tecnologias sem um pensamento crítico é um grande risco e pode gerar muitos atritos nas salas de aula.

Tecnologia como suporte para o professor

O quarto ponto está sobre como a tecnologia pode nos ajudar em vários aspectos para preparar melhores aulas e entregar um resultado de maior qualidade.

Atualmente, há várias formas de utilizar ferramentas que auxiliem o processo de preparação e análise por parte dos professores.

Como exemplo, podemos destacar ferramentas de gestão de salas, de visualização de dados para análise de desempenho, de organização de tarefas, de criação de atividades e exemplos, entre várias outras.

Tecnologia e inclusão

Nesse ponto a tecnologia está apresentando um papel de extrema importância, e podemos destacar dois pontos principais, as tecnologias assistivas e a personalização do aprendizado.

Diversas tecnologias estão sendo utilizadas para melhorar o aprendizado de acordo com cada necessidade e essas plataformas permitem com que cada pessoas aprenda no seu ritmo e no seu estilo.

Também é valido destacar que, para os alunos, as diversas ferramentas disponíveis são boas opções para que cada um descubra a forma que está mais adequada para seu jeito de aprender.

Gestão educacional e tecnologia

Assim como uma empresa pode utilizar diversas tecnologias em cada um de seus setores, para a gestão educacional podemos destacar vários pontos de forma similar.

Ferramentas de gestão de pessoas, de finanças, comunicação e marketing, são exemplos iniciais, mas aqui também podemos aprofundar, citando ferramentas de gestão de processos, de trabalho colaborativo, de avaliação de desempenho dos colaboradores, de perfil e experiência dos clientes (os alunos), de resultados dos alunos.

Aprimorar esse olhar de gestão é fundamental, e direcionar os esforços para uma cultura baseada em dados podem gerar informações de grande relevância para a melhora dos resultados.

Relação com o aluno

Um ponto geralmente pouco pensado está na melhoria da relação com os alunos.

A tecnologia pode nos permitir melhorar vários aspectos nessa, um exemplo é através de melhores feedbacks, hoje é simples montar um resumo das avalições de uma turma indicando quais os pontos fortes e os pontos a serem melhorados, inclusive é possível fazer um relatório individual, assim o aluno se sentirá muito melhor assistido.

A comunicação também pode ser muito melhorada, com alguns retornos em tempo real, ou assistência fora de classe, que também vão promover uma sensação de pertencimento muito maior.

Ainda nesse ponto, podemos destacar plataformas que facilitam a interação social e o desenvolvimento de competências socioemocionais. 

Inovação pedagógica

Embora em algumas ilhas de excelência esse tópico já seja muito discutido, isso ainda não é realidade para a grande maioria das instituições de ensino.

É necessário pensar em como inovar nesse processo de ensino e aprendizagem, e alguns pontos de destaque giram em torno de experimentar novas metodologias de ensino e promover um ambiente dinâmico e inovador.

Estamos vivendo um momento que é inviável manter a mesma estrutura e os mesmos processos de décadas sendo que muitas tecnologias, e por exemplo as IA’s, já estão acessíveis.

Assim, repensar os processos, repensar a burocracia, a forma engessada em que a maioria dos ambientes de aprendizado estão inseridos é urgente.

Uso das ferramentas de previsão

Por fim, vale destacar um uso mais aprofundado dos modelos preditivos que podem auxiliar sobremaneira o processo de ensino.

Modelos de previsão de evasão, de perfil dos alunos, de qualidade das aulas são alguns dos exemplos, e utilizar essas análises podem indicar quais disciplinas devem ser tratadas de forma especial, qual o perfil mais adequado para cada turma, quais professores devem lecionar etc.

O uso de dados aliado com um acompanhamento especializado pode trazer resultados expressivos no processo de aprendizagem.

É importante dizer que esses são alguns dos pontos que podem mostrar um pouco mais desse enorme iceberg.

Muitas das melhorias que podem vir do uso das tecnologias na educação ainda nem foram mapeadas, mas um olhar atento de quem conhece um pouco mais desses processos podem criar projetos e experiências que vão elevar, e muito, a qualidade da educação no Brasil. 

Foto de Octavio Locatelli

Octavio Locatelli

Sócio e diretor de Inovação e Desenvolvimento da Fucape Solutions. Coordenador e Professor do curso de Ciência de Dados para Negócios da Fucape Business School. Mestre e Doutor em Contabilidade e Administração pela Fucape Business School. Especialista em Engenharia Financeira, Perícia e Auditoria Contábil e Administração e Finanças. Graduado em Administração, Ciências Contábeis e Matemática. Profissional atuante no segmento de tecnologia da informação e inteligência artificial desenvolvendo soluções inovadoras para organizações.