Música na Educação ajuda no desenvolvimento socioemocional

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Marcelo Coelho

Apesar da inclusão de habilidades socioemocionais nos currículos escolares através das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ainda não se tem notícia de uma proposta exclusiva e dedicada a aplicação da música como ferramenta para desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos do ensino fundamental.  

Diante desse cenário, este artigo irá apresentar, apenas em caráter de proposição, algumas atividades práticas que exploram a relação interdisciplinar entre música e desenvolvimento socioemocional.

Impacto da música no desenvolvimento socioemocional

É sabido que a música influencia profundamente as emoções e que, por sua vez, impactam no desenvolvimento de competências como a escuta ativa e a comunicação.

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Estudantes envolvidos em atividades musicais frequentemente demonstram maior capacidade de colaboração, compreensão das emoções alheias e habilidades de resolução de conflitos.

Estimule a escuta ativa e a comunicação

Uma sugestão de atividade prática musical que acesse as emoções dos alunos com o objetivo de promover a escuta ativa e a comunicação é o Círculo Musical de Partilha Emocional: os alunos formam um círculo e cada um escolhe uma música que represente seu estado emocional atual.

Após ouvirem a música selecionada, compartilham o motivo da escolha e como a música reflete seus sentimentos. Essa atividade incentiva a expressão emocional e o entendimento das emoções dos colegas, fortalecendo os laços de empatia e comunicação.

Colaboração e trabalho em equipe

Outra competência essencial para o desenvolvimento socioemocional é a colaboração, base para as habilidades de cooperação e trabalho em equipe. 

Para esse objetivo, sugere-se a atividade Composição Coletiva: divididos em pequenos grupos, os alunos são desafiados a compor uma música original, seja usando instrumentos musicais e outros materiais sonoros, seja usando recursos da IA, como a plataforma SUNO, por exemplo.

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Cada membro do grupo deve contribuir com ideias para a criação da música, seja ela como for. Esta atividade estimula a criatividade e exige que os alunos colaborem e negociem para alcançar um objetivo comum, reforçando a importância da comunicação e da resolução de conflitos.

Gestão do estresse e autocontrole com ritmo musical

A gestão do estresse e autocontrole tem sido objeto de vários estudos científicos. São inúmeras as abordagens provenientes de diversas culturas que propõem atividades para esse fim. 

Na música, a gestão do estresse e autocontrole pode ser associada ao elemento do ritmo musical. Denominado Ritmo e Relaxamento, a atividade consiste em: exercícios de respiração e meditação ao som de músicas calmas com ritmos mais lentos e menos enfáticos.

Os alunos aprendem a usar a música como um guia para o controle da respiração, através da pulsação musical, e concentração, através da escuta ativa dos elementos da música e dos sons do próprio corpo. 

Integração musical em grupos

A outra atividade prática é a própria realização musical em grupo. A oportunidade de participar de orquestras, coros e bandas, contribui de maneira significativa para o aprendizado do trabalho em equipe, além de estimular a criatividade e a inovação,  habilidades essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional. 

Os benefícios de integrar a música no currículo escolar como uma ferramenta interdisciplinar são enormes e impactam todas as áreas do desenvolvimento humano, do socioemocional ao cogntivo, passando pelo físico, lúdico e criativo. O horizonte aponta para um oceano azul para quem se dedicar a esse tema.

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Marcelo Coelho

Mestre em Jazz Performance (U.Miami), doutor com pós-doc em processos criativos musicais (Unicamp e USP), compositor e saxofonista com experiência internacional. Dois livros e 10 álbuns lançados. Coordenador e professor na Escola Americana de Vitória.