Música na Educação ajuda no desenvolvimento socioemocional
Apesar da inclusão de habilidades socioemocionais nos currículos escolares através das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ainda não se tem notícia de uma proposta exclusiva e dedicada a aplicação da música como ferramenta para desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos do ensino fundamental.
Diante desse cenário, este artigo irá apresentar, apenas em caráter de proposição, algumas atividades práticas que exploram a relação interdisciplinar entre música e desenvolvimento socioemocional.
Impacto da música no desenvolvimento socioemocional
É sabido que a música influencia profundamente as emoções e que, por sua vez, impactam no desenvolvimento de competências como a escuta ativa e a comunicação.
LEIA TAMBÉM: Saúde mental: veja o que fazer após seu filho receber o diagnóstico
Estudantes envolvidos em atividades musicais frequentemente demonstram maior capacidade de colaboração, compreensão das emoções alheias e habilidades de resolução de conflitos.
Estimule a escuta ativa e a comunicação
Uma sugestão de atividade prática musical que acesse as emoções dos alunos com o objetivo de promover a escuta ativa e a comunicação é o Círculo Musical de Partilha Emocional: os alunos formam um círculo e cada um escolhe uma música que represente seu estado emocional atual.
Após ouvirem a música selecionada, compartilham o motivo da escolha e como a música reflete seus sentimentos. Essa atividade incentiva a expressão emocional e o entendimento das emoções dos colegas, fortalecendo os laços de empatia e comunicação.
Colaboração e trabalho em equipe
Outra competência essencial para o desenvolvimento socioemocional é a colaboração, base para as habilidades de cooperação e trabalho em equipe.
Para esse objetivo, sugere-se a atividade Composição Coletiva: divididos em pequenos grupos, os alunos são desafiados a compor uma música original, seja usando instrumentos musicais e outros materiais sonoros, seja usando recursos da IA, como a plataforma SUNO, por exemplo.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp!
Cada membro do grupo deve contribuir com ideias para a criação da música, seja ela como for. Esta atividade estimula a criatividade e exige que os alunos colaborem e negociem para alcançar um objetivo comum, reforçando a importância da comunicação e da resolução de conflitos.
Gestão do estresse e autocontrole com ritmo musical
A gestão do estresse e autocontrole tem sido objeto de vários estudos científicos. São inúmeras as abordagens provenientes de diversas culturas que propõem atividades para esse fim.
Na música, a gestão do estresse e autocontrole pode ser associada ao elemento do ritmo musical. Denominado Ritmo e Relaxamento, a atividade consiste em: exercícios de respiração e meditação ao som de músicas calmas com ritmos mais lentos e menos enfáticos.
Os alunos aprendem a usar a música como um guia para o controle da respiração, através da pulsação musical, e concentração, através da escuta ativa dos elementos da música e dos sons do próprio corpo.
Integração musical em grupos
A outra atividade prática é a própria realização musical em grupo. A oportunidade de participar de orquestras, coros e bandas, contribui de maneira significativa para o aprendizado do trabalho em equipe, além de estimular a criatividade e a inovação, habilidades essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Os benefícios de integrar a música no currículo escolar como uma ferramenta interdisciplinar são enormes e impactam todas as áreas do desenvolvimento humano, do socioemocional ao cogntivo, passando pelo físico, lúdico e criativo. O horizonte aponta para um oceano azul para quem se dedicar a esse tema.