Redação: veja como fazer uma proposta de intervenção nota máxima no ENEM

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Larissa O’Hara

Para atender à competência V da redação do Enem, você deve elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

O que é uma proposta de intervenção? Nada mais é que a sugestão de uma medida que busque solucionar ou mitigar um problema existente na sociedade.

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Por exemplo, o racismo é um problema no Brasil? Certamente. Trata-se de um problema social resultante de um histórico de discriminação de indivíduos por conta de sua etnia (ou até mesmo de sua religião ou procedência nacional).

É interessante que o candidato esteja informado sobre a existência da Lei nº 7.716, de 1989. Ela define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Com isso, sugerir a criação de uma lei para combater o racismo acaba demonstrando um desconhecimento do tema, afinal, a norma já existe. É por isso que você deve sempre estar bem informado sobre os mais diversos assuntos da atualidade.

Tendo essa questão esclarecida, sua proposta de intervenção, para estar completa, precisa conter os seguintes elementos: agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento, não necessariamente nessa ordem (apesar de eu particularmente achar a ordem mais acertada, principalmente para quem não possui muita prática na escrita).

Veja a tabela abaixo para entender melhor cada elemento:

Tabela para redação

Foto: Divulgação

Além disso, ao elaborar proposta de intervenção com os elementos assinalados, o candidato deve respeitar os direitos humanos, considerando os seguintes princípios:

→ Dignidade humana;
→ Igualdade de direitos;
→ Reconhecimento e valorização das diferenças e diversidades;
→ Laicidade do Estado;
→ Democracia na educação;
→ Transversalidade, vivência e globalidade;
→ Sustentabilidade socioambiental. 

Supondo que o tema da redação estivesse atrelado ao racismo, vejamos dois exemplos de proposta de intervenção.

1º exemplo:

Um fator que é necessário também ser melhorado na sociedade é a empatia que é a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Um exemplo de empatia é o próprio racismo, você vê que pessoa passa por isso, você pode ter empatia por ela, tentando entender o que aquela pessoa passou após sofrer tal fato.

Podemos acrescentar a solidariedade que é identificar o sofrimento do outro e, principalmente, se dispor a ajudar a solucionar ou amenizar o problema sendo um fator primordial para uma sociedade melhor. Seguindo esses passos podemos ir caminhando para uma sociedade melhor, mas para isso é dever da sociedade seguir esses passos. 

Essa proposta, além de possuir problemas relacionados a outras competências, não esclarece bem o agente que irá executar a ação. Sobre a ação, não existe uma clara iniciativa que interfira no problema apresentado, apenas palavras soltas como “empatia” e “solidariedade”.

Também não é apresentada a maneira como seria realizada essa ação. Somente o trecho final (a última frase do parágrafo) poderia ser considerado como efeito. Assim, esse parágrafo não traz uma boa proposta de intervenção.

2º exemplo:

Compete, portanto, ao Ministério da Educação criar projetos de incentivo de combate ao racismo. Isso pode ser feito por meio de oficinas de amostra cultural dos povos minorizados no país, a partir de parcerias com universidades federais, que levem projetos de extensão de seus alunos ao público.

Nesses encontros podem ser apresentadas aos estudantes e à comunidade civil inúmeras influências da cultura africana, indígena, islâmica, etc ─ como artesanato, música, vestimenta, comida, entre outras ─, além do modo como elas sempre foram historicamente marginalizadas, auxiliando na compreensão da pluralidade formadora da cultura brasileira.

Espera-se, assim, que o acesso à informação possa aos poucos reverter os pensamentos discriminatórios e mitigar o racismo a longo prazo. 

Essa proposta pode ser considerada completa, trazendo, além dos cinco elementos exigidos pelo Enem, uma solução eficaz, coerente e consistente visando à solução do problema. Portanto, trata-se de um parágrafo que mereceria nota máxima na competência V.

REFERÊNCIAS

BRASIL. A Redação do Enem 2020: cartilha do participante. Brasília: MEC/INEP/ DAEB, 2020. Disponível neste link.

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Larissa O’Hara

Graduada, mestra e doutora em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Possui especialização em Revisão de Texto e em Psicopedagogia. Trabalha como professora há mais de quinze anos, tendo atuado em diversas instituições. Já acompanhou o desenvolvimento de centenas de alunos em aulas ministradas em seu curso de redação. Publicou variados livros. Atualmente, é professora efetiva na rede estadual de ensino do Espírito Santo.