No livro “Paixão por vencer” (2005), Jack Welch analisa de forma prática e objetiva diversos aspectos relevantes sobre empreendedorismo, liderança, competição e carreira profissional. Trata-se de um clássico em que um dos maiores homens de negócios do século XX explica conceitos importantes, baseados na sua vasta experiência.

Jack Welch nasceu em 1935, em Salem, no estado de Massachusetts, Estados Unidos. Formou-se na Universidade de Massachusetts em Engenharia Química e, em seguida, passou a receber o título de doutor em Engenharia Química pela Universidade de Illinois. Iniciou sua carreira na General Eletric (GE) em 1960 e, em 1981, tornou-se CEO da companhia. Ocupou o cargo por 20 anos, tirou a GE de uma grande burocracia e aplicou diversas inovações gerenciais. Faleceu em 2020, aos 84 anos.

Após a aposentadoria em 2001, Welch dedicou grande parte do seu tempo a viajar pelo mundo, falando com pessoas de diferentes níveis, áreas e empresas, respondendo às suas dúvidas sobre o mundo dos negócios. Esses encontros proveram a inspiração para o livro “Paixão por vencer”. O autor explica que, ao ouvir literalmente milhares de perguntas, a maioria se resumia a uma única questão: o que e é preciso para vencer?

Welch inicia a obra definindo a importância da missão e valores dentro das companhias. Enquanto a missão deixa perfeitamente claro para onde uma empresa quer ir, os valores descrevem os comportamentos que a guiarão até esse objetivo. No entanto, esses conceitos devem ser genuínos e seguidos à risca. O negócio não chegará nem perto de atingir seu pleno potencial, caso seja guiado por uma mera lista de frases de efeito expostas nas paredes do escritório.

Outro aspecto importante para uma empresa vencedora é a franqueza. Isso descomplica as coisas, apesar de não ser trivial, uma vez que vai contra a natureza humana. De acordo com Welch, geralmente as pessoas não falam o que pensam porque é mais fácil se calar. A franqueza faz com que mais pessoas participem das discussões, acelera processos e reduz custos.

A diferenciação também tem um papel na condução de uma empresa para a vitória. Organizações vencem quando seus gestores fazem uma distinção clara e significativa entre as linhas de negócios e os desempenhos dos colaboradores. 

Nesse contexto, as linhas fortes de negócios devem receber maiores investimentos e atenção, enquanto os colaboradores devem ser divididos entre os 20% de maior desempenho, os 70% de desempenho mediano e os 10% de pior desempenho. Enquanto os 20% de melhor performance devem ter direito a grande parte dos bônus distribuídos, os 10% de piores resultados devem deixar a companhia.

Sobre liderança, o autor entende que os melhores líderes se interessam apaixonadamente pelo seu pessoal, pelo crescimento e pelo sucesso. Além disso, eles se sentem bem no papel que desempenham, são genuínos, francos, íntegros, otimistas e humanos.

Outro aspecto importante para que a empresa vença é o processo de contratação. Welch destaca que toda pessoa a ser contratada deve ser íntegra, inteligente e madura para o cargo em questão. Os contratados também devem, preferencialmente, possuir energia positiva, capacidade de estimular os outros, esforço de tomar decisões difíceis, capacidade de execução e paixão pelo trabalho que irá desempenhar.

Após a escolha do time certo, o gestor deve gerenciá-lo da maneira correta para criar uma equipe vencedora. A empresa deve dar destaque à área de recursos humanos, assegurando que os funcionários saibam como estão indo de verdade, diante de sistemas de avaliação honestos e diretos. A equipe deve estar motivada ao se sentir recompensada com remuneração, reconhecimento e treinamento.

Muitas vezes o caminho que leva as companhias a se tornarem vencedoras requer mudanças. Nesse processo, é importante expor a lógica associada a cada mudança, ter as pessoas certas, livrar-se da resistência e aproveitar todas as oportunidades que surjam no caminho, mesmo as que são criadas pela adversidade.

Sobre competição, o autor destaca a importância de a empresa encontrar o seu diferencial e, diante disso, definir uma direção. Além disso, as pessoas deve estar empregadas nas posições corretas e devem trabalhar intensamente para superar a concorrência. A melhoria deve ser contínua.

Na última sessão do livro, Welch traz ensinamentos sobre a condução de uma carreira. O autor recomenda que para encontrar uma ótima posição profissional, a pessoa deve definir algo que goste de fazer, certificar-se de que está cercada de gente capacitada e depois dar tudo de si. 

Por fim, o livro “Paixão por vencer” é rico em detalhes aplicáveis no dia a dia das empresas, independentemente do seu tamanho. Trata-se de uma obra valiosa, que pode ser apreciada por pessoas que ocupam os mais diversos cargos dentro de companhias de qualquer área de atuação.

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