O texto inicia com a seguinte colocação: a educação muda as  pessoas e as pessoas mudam o mundo. Essa capacidade transformadora  da educação pode se manifestar de várias maneiras, entre as quais  destacam-se três: 

(i) ela pode fornecer às pessoas as habilidades e o conhecimento  necessários para conseguir um emprego melhor e melhorar sua situação  financeira, promovendo ascensão social ao indivíduo, que, às vezes, sai “do  nada” e vence na vida; (ii) a educação também pode ajudar as pessoas a  desenvolverem habilidades de pensamento crítico, o que pode ajudá-las a  tomarem melhores decisões e resolver problemas; (iii) além disso, a  educação pode ajudar as pessoas a aprenderem sobre diferentes culturas e  perspectivas, o que pode torná-las mais tolerantes e compreensivas,  contribuindo diretamente para um mundo melhor. 

Com relação ao item (i), tem-se um impacto imediato da educação na  vida do indivíduo. Afinal, um dos benefícios mais importantes da educação  é que ela pode ajudar as pessoas a conseguir empregos melhores. Uma  pessoa com diploma universitário tem maior probabilidade de conseguir um  emprego bem remunerado do que alguém com apenas diploma de ensino  médio. Além disso, as pessoas com educação universitária têm maior  probabilidade de serem promovidas e de receberem aumentos salariais ao  longo de suas carreiras. Aqui, é analisado o impacto da educação na  ascensão social do indivíduo e a possibilidade de mudar sua realidade  socioeconômica. No entanto, a educação também tem um outro impacto no  indivíduo, que vai além do objetivamente mensurável: ela é responsável por produzir a humanidade em cada indivíduo, por desenvolver nele a sua razão  – que é o que distingue os seres humanos dos demais animais, tornando os, de fato, humanos. O indivíduo que ousa conhecer, que ousa saber  (sapere aude), está se tornando mais humano, elevando o seu espírito.  Alexandre Dumas, em “O Conde de Monte Cristo,” lembra que a liberdade  pode ser tirada do indivíduo a qualquer momento, mas o conhecimento não.

Neste ponto, passa-se ao item (ii): a educação também pode ajudar  as pessoas a desenvolverem habilidades de pensamento crítico, fazendo  com que o indivíduo se recuse a aceitar a realidade como ela é. Questões  como “Será que sou feliz?” ou “Qual será a melhor forma de se viver?”  surgem por meio do exercício educativo, que imprime nos indivíduos o  desejo de saber e, com ele, o pensamento crítico. Essas habilidades são  essenciais não só para a vida, pois fazem com que o indivíduo busque de  fato a sua felicidade, mas também para o sucesso em muitas carreiras, pois  permitem que as pessoas analisem informações, resolvam problemas e  tomem decisões informadas. As habilidades de pensamento crítico também  são importantes para diferentes esferas da vida cotidiana, pois permitem que  as pessoas tomem decisões melhores sobre finanças, saúde e  relacionamentos. 

Por fim, com relação ao item (iii), além de fornecer habilidades e  conhecimento, a educação também pode ajudar as pessoas a se  desenvolverem culturalmente. A educação pode expor as pessoas a  diferentes culturas e perspectivas, tornando-as mais tolerantes e 

compreensivas. A educação também pode ajudar as pessoas a aprenderem  sobre a história e a cultura de seu próprio país, proporcionando-lhes um  maior senso de identidade e orgulho. 

Concluindo, a educação tem o poder de mudar vidas de várias maneiras, seja  direta, seja indiretamente. Ela pode ajudar as pessoas a conseguirem  empregos melhores, desenvolverem habilidades de pensamento crítico e  aprenderem sobre diferentes culturas, convivendo melhor com diferentes  culturas e se reconhecendo como membros de uma cultura, de uma  sociedade. A educação é um investimento no futuro e pode ajudar as pessoas  a viverem vidas mais gratificantes e bem-sucedidas. Mas ela também é  responsável por fazer com que se possa viver melhor como membros de uma  sociedade, reconhecendo diferenças e, inclusive, levando ao outro uma melhor  qualidade de vida como a que se tem ou se deseja ter. A educação, enfim, é  uma ferramenta responsável por fazer com que o indivíduo mude a si mesmo,  mas também que mude o mundo. Por isso, é válido repetir o que foi dito no  começo: a educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo.

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