O que faz com que algumas nações prosperem enquanto outras permanecem estagnadas ou retrocedem? Essa pergunta tem intrigado economistas e cientistas políticos por décadas. Recentemente, estudiosos como Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson têm lançado luz sobre essa questão, enfatizando o papel crucial das instituições na determinação do destino econômico dos países.
Em sua obra “Por Que as Nações Fracassam”, Acemoglu e Robinson argumentam que o verdadeiro motor da prosperidade não está na geografia, cultura ou políticas econômicas de curto prazo, mas sim nas instituições políticas e econômicas de uma nação. Instituições “inclusivas”, ou seja, aquelas que promovem a participação ampla da população nos processos políticos e econômicos, são capazes de criar um ambiente propício para inovação, investimento e crescimento sustentável.
Por outro lado, instituições “extrativas”, aquelas que concentram poder e riqueza nas mãos de determinado grupo, limitam oportunidades e desencorajam o empreendedorismo. Essas estruturas impedem o desenvolvimento das nações ao restringir o acesso a recursos e mercados, sufocando o potencial criativo e produtivo da maioria da população.
Nesse contexto, países com recursos naturais abundantes, como alguns localizados na África e América Latina, frequentemente enfrentam o “paradoxo da abundância”. Em vez de impulsionar o desenvolvimento, a riqueza natural torna-se fonte de corrupção, conflitos e má gestão, resultado de instituições extrativas que não distribuem equitativamente os benefícios.
No contexto brasileiro, essa discussão é particularmente relevante. O Brasil, com sua vasta riqueza natural e diversidade cultural, tem um potencial imenso. No entanto, desafios como desigualdade social, corrupção sistêmica e ineficiências burocráticas impedem que esse potencial seja plenamente realizado. A transição para instituições mais inclusivas é essencial para romper com ciclos históricos de desigualdade e promover um crescimento econômico mais sustentável.
Além disso, a educação desempenha um papel fundamental nesse processo. Instituições educacionais inclusivas e de qualidade são pilares para o desenvolvimento de uma força de trabalho capacitada. Investir em educação é investir no futuro, criando as bases para avanços tecnológicos e sociais que beneficiarão gerações futuras.
A participação política também é crucial. Democracias sólidas, nas quais a população tem voz ativa e pode influenciar as decisões que afetam suas vidas, tendem a desenvolver instituições mais inclusivas. A transparência governamental e a responsabilização de gestores públicos são ferramentas essenciais para combater a corrupção e garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma adequada.
No cenário global, é possível identificar exemplos de nações que conseguiram transformar suas realidades ao promover instituições inclusivas. Países como Coreia do Sul e Cingapura, que há algumas décadas enfrentavam graves desafios econômicos, hoje são potências graças a investimentos em educação, inovação e políticas inclusivas.
Em contraste, nações que mantêm estruturas extrativas enfrentam dificuldades contínuas. A concentração de poder e riqueza não apenas limita o crescimento econômico, mas também leva a instabilidades políticas e sociais, prejudicando ainda mais o desenvolvimento.
A prosperidade de uma nação é resultado direto da qualidade de suas instituições. Economistas como Acemoglu, Johnson e Robinson nos lembram que, ao focar na construção e fortalecimento de instituições inclusivas, podemos criar as bases para um desenvolvimento econômico sustentável.