“A Mentalidade do Fundador” é uma obra escrita por Chris Zook e James Allen, dois estrategistas de negócios. O livro explora a importância da mentalidade do fundador — a combinação de zelo, foco no cliente e uma visão clara de propósito — na sustentação e expansão de negócios, especialmente à medida que crescem e se tornam mais complexos. Nesse contexto, a obra argumenta que a preservação dessa mentalidade é crucial para manter a energia e o foco que caracterizam empresas de sucesso.

O livro objeto desta resenha destaca três princípios-chave da mentalidade do fundador: uma obsessão com a linha de frente do negócio, um sentimento de missão insurgente e uma mentalidade de dono. A mencionada obsessão com a linha de frente do negócio se refere à proximidade com as operações diárias e o foco contínuo nas necessidades do cliente.

Em minha atividade de consultoria, focada em governança, gestão de riscos, práticas de compliance e proteção de dados, utilizei essa abordagem para introduzir rotinas de feedback constantes com clientes, de modo a melhor entender suas preocupações e necessidades.

De forma similar, iniciamos uma estruturação organizacional para permitir uma gestão horizontal e conferir aos nossos consultores autonomia para tomar decisões personalizadas para nossos clientes. O objetivo é reduzir a centralização do negócio em prol de um aumento na criatividade e na eficiência de nossas operações.

A missão insurgente, outro pilar da mentalidade do fundador, enfatiza a importância de uma visão clara e compartilhada que guia todas as ações da empresa. Em nossa consultoria, este pilar se traduz em nossa missão de guiar nossos clientes para portos seguros, por meio de nossas atividades de aconselhamento, por meio das águas turbulentas e incertas que, já desde os primeiros empreendedores na “Era das Descobertas”, lhes traziam riscos.

O terceiro princípio trazido na obra, a mentalidade de dono, ressalta a importância de todos na organização sentirem-se responsáveis pelo sucesso do negócio. Para permitir essa mudança na mentalidade de nossos membros, conduzimos esforços direcionados à conscientização e criamos incentivos para que cada membro da equipe assuma a responsabilidade pelo sucesso dos projetos e pela satisfação dos clientes a ele atribuídos. Esperamos que, com esses esforços, as decisões estratégicas e operacionais do nosso negócio, sejam tomadas de modo a melhor atender aos interesses dos clientes e da organização como um todo.

A partir das ações de aperfeiçoamento já conduzidas, foi possível identificar uma melhoria significativa na satisfação de nossos clientes, uma maior agilidade na resposta a novas regulamentações e os riscos a elas inerentes, e um crescimento em nossa base de clientes e em nosso faturamento.

A obra “A Mentalidade do Fundador” oferece lições aplicáveis não apenas a grandes corporações, mas também a pequenas e médias empresas que desejam crescer sem perder sua essência empreendedora. Para nossa consultoria, os métodos apresentados pelos autores contribuíram para que afastássemos qualquer risco de estagnação e mantivéssemos nosso crescimento sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *