Na última sexta-feira, 8 de novembro, cercado por amigos, colegas e protetores da natureza, tive a alegria de lançar o livro “Baía das Tartarugas: Riqueza marinha na capital do Espírito Santo.” Esse evento, realizado no Projeto Tamar em Vitória, foi um momento de celebração da biodiversidade que enriquece nossa cidade e do sonho de proteger esse patrimônio natural.
Uma Conexão Pessoal com a Baía das Tartarugas
Para mim, o trabalho com a Baía das Tartarugas é uma jornada pessoal. Desde os primeiros passos nas praias de Vitória, ainda quando criança, desenvolvi uma conexão com essa região, cheia de histórias que ansiavam em serem contadas. Durante minha fala no evento, relembrei os momentos que me trouxeram até aqui e minha visão sobre a importância de preservar nossa biodiversidade. Cada clique da câmera e cada imagem que compartilho são um convite para que todos se juntem a nós na proteção desse ecossistema.
O Evento
O lançamento reuniu cerca de 200 pessoas, desde a comunidade local até personalidades do meio socioambiental. O evento foi pensado para ser inclusivo, com ingressos distribuídos gratuitamente para que todos tivessem a oportunidade de participar. Ao som do grupo O Quarto Crescente, os convidados mergulharam nas histórias do livro, que foi distribuído gratuitamente e também puderam ver, de perto, outras partes desse projeto, como o primeiro episódio da série audiovisual “Baía das Tartarugas” e uma exposição itinerante com totens exibindo algumas das fotos do livro em detalhes.
Momento da cerimônia de lançamento do livro “Baía das Tartarugas”, com falas de autoridades e apoiadores do projeto. | Fotos: Andressa Freitas/Instituto Últimos Refúgios
Retratando a Vida da Baía das Tartarugas
Com cerca de 500 imagens, “Baía das Tartarugas: Riqueza marinha na capital do Espírito Santo” é o resultado de anos de dedicação e trabalho colaborativo. A publicação tem a intenção de ser um testemunho visual da fauna e flora que habitam a Área de Proteção Ambiental (APA. Com contribuições de outros fotógrafos e apoio de especialistas, ele se torna uma homenagem coletiva à nossa costa capixaba. Foi um privilégio compor essa obra, que também reúne ilustrações informativas, descrições dos ecossistemas e informações sobre as espécies locais, tornando-a um registro para registrar a história do nosso território.
Desafios e Beleza da Baía
Para quem não conhece, a APA Baía das Tartarugas é uma joia situada na costa urbana de Vitória. Criada em 2018, essa Unidade de Conservação enfrenta desafios constantes devido à pressão urbana e poluição. Na região, uma biodiversidade marinha surpreendente, com tartarugas-verdes e cabeçudas, corais e muitos pequenos seres coloridos. Este livro, fruto de expedições iniciadas em 2013, é uma tentativa de capturar essas maravilhas, trazendo à tona a importância de conservar esses ambientes.
O Que a Natureza de Vitória Me Ensinou
A jornada para registrar a Baía das Tartarugas me levou a reconhecer algo especial sobre nosso Espírito Santo. Embora eu tenha viajado por outros continentes e explorado biodiversidades ao redor do mundo, volto sempre com a certeza de que nossa região é um tesouro de vida. Em mergulhos subaquáticos e caminhadas pela restinga, minha câmera captou cenas que me fizeram valorizar a biodiversidade capixaba, de uma riqueza de um nível que encontrei em poucos lugares do mundo.
Um Presente Para Nossa Terra
Esse livro é um registro visual; um presente para Vitória e para todos que acreditam na importância de preservar a Baía das Tartarugas. Ele representa nosso compromisso com a natureza e com as pessoas, pois a preservação não se limita a proteger a fauna e a flora. Ela envolve, também, fortalecer a relação das comunidades com esses ambientes, incentivando o turismo sustentável e a educação ambiental. No lançamento, a amiga e atual presidente do Instituto Últimos Refúgios, Iasmin Macedo, expressou isso ao ressaltar o potencial turístico e cultural da Baía, uma área que não só inspira admiração, mas também responsabilidade.
Para Proteger é Preciso Conhecer
Com este produto cultural, fazemos um convite visual para a conservação da “Baía das Tartarugas”. A obra incentiva todos a olharem para nossa costa com outros olhos. Acredito que ao conhecermos a beleza e a complexidade do nosso ecossistema, nos tornamos mais dispostos a protege-lo. Que essa história inspire muitos outros a se tornarem defensores da Baía e das vidas que ela abriga.
Exposição fotográfica do livro “Baía das Tartarugas”, com totens exibindo imagens ampliadas. | Fotos: Andressa Freitas e Felipe Facini/Instituto Últimos Refúgios
COMPARTILHE ESTA HISTÓRIA
Agradecemos a todos os que participaram dessa jornada. Que o livro “Baía das Tartarugas” inspire, encante e mova corações.
Visite, comente, curta e compartilhe esta história. Envie o link para seus amigos que vão se emocionar com essa causa.
Espero que tenham gostado desta história. Te vejo na próxima aventura!
O projeto do livro é uma realização do Instituto Últimos Refúgios e Projeto de Conservação da Baía das Tartarugas, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) da Secretaria da Cultura (Secult), com patrocínio do Grupo Águia Branca, apoio da Grafitusa e parceria da Prefeitura de Vitória. O lançamento conta com apoio da Fundação Projeto Tamar.
Detalhes e momentos especiais do lançamento do livro “Baía das Tartarugas”. | Foto: Andressa Freitas e Felipe Facini/Instituto Últimos Refúgios
COMO CONSEGUIR O LIVRO
Os livros foram distribuídos no lançamento e vão ser doados para escolas, instituições de pesquisa e projetos de conservação.
Caso alguém queria obte-lo, é possível por meio de uma doação ao Instituto Últimos Refúgios. Cada doador normalmente recebe brindes, que variam de canecas, camisas a livros.
Entre em contato com o Instituto no email [email protected] e receba mais detalhes de como fazer sua doação.
…
Por Leonardo Merçon