instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Saúde em Fórum

por Dra. Alice Sarcinelli

Setor da Saúde: o gigante que inspirou o surgimento da maior plataforma transmídia de conteúdo de saúde do Estado – a Rede Saúde

A Rede Vitória lança o seu mais novo projeto, a Rede de Saúde: maior plataforma transmídia de conteúdo de saúde do Estado, que conecta o mercado de saúde à população – referência em informação de qualidade, com confiança e variedade.

À frente da plataforma e desta Coluna “Saúde em Fórum”, que estreia hoje (08) aqui no Folha Vitória, está a Dra Alice Sarcinelli, Diretora Executiva da ÁS Consultoria, Professora, Mestre, Doutora da Universidade Federal do Espírito Santo.

“Nosso propósito é dar visibilidade a iniciativas que transformam o setor da saúde no Espírito Santo, gerar conexões e fomentar debates resultando em mais qualidade de vida  para a população capixaba”, reforça Dra Alice Sarcinelli.

Dados do setor da saúde no Estado

O setor da saúde está em plena expansão no Espírito Santo. Nos últimos cinco anos, ocorreu um crescimento de 80% no número geral de estabelecimentos de saúde no estado, 88% deles micro e pequenas empresas (Relatório SEBRAE-ES 2023). Em cenário pós-pandêmico, ficou evidente a participação do setor saúde na economia e no PIB capixaba, seja pela geração de novos empregos formais e pela atração de novos investimentos, seja pelo crescimento do número de estabelecimentos de saúde, do número de leitos existentes e dos gastos com planos de saúde. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego mostraram, para o mês de janeiro deste ano, que os serviços de atenção à saúde humana geraram 2.865 novos empregos formais. Além disso, o setor avançou na inovação tecnológica, com o crescimento da utilização da Inteligência Artificial (IA) em consultas e diagnósticos, da robótica para procedimentos cirúrgicos e da telemedicina e da teleodontologia, trazendo novas perspectivas para o setor. Para gestão, a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tornou-se inevitável, com a informatização dos dados, criação de aplicativos de saúde, entre outros, gerando maior eficiência e diminuindo custos. Os números da saúde no Espírito Santo são realmente grandes. Vitória é a Capital com a maior concentração de médicos e dentistas do Brasil, um país que concentra 20% de todos os dentistas do mundo. Entretanto, para que a representatividade dos serviços para a economia também se reflita na saúde da população, é preciso fomentar um ambiente para o debate junto à cadeia produtiva do setor, que permita o surgimento de estratégias colaborativas e sustentáveis que transformem quantidade em qualidade de vida para os capixabas. A Coluna Saúde em Fórum, assim como as demais iniciativas da Rede Saúde, estão a serviço do equilíbrio entre os interesses econômicos do setor e as necessidades da população.

Inovação na saúde

Na última quinta-feira (04), foi dada a largada para um novo canal de debate, interação e fomento da saúde no Espírito Santo. Participaram do lançamento oficial da Rede Saúde diversas lideranças do setor, jornalistas, autoridades e representantes de instituições e profissionais da área entre os quais a idealizadora do projeto, Dra Alice Sarcinelli, o diretor-executivo da Rede Vitória, Felipe Carone, o superintendente de Conteúdo e Jornalismo do Rede Vitória, Alexandre Carvalho, o superintendente comercial da Rede Vitória, Davi Wescley, além de Eurípedes Pedrinha, diretor técnico do Sebrae-ES, a gerente de Inteligência e Mercado do Sicoob-ES, Caroline Bento e o diretor comercial do grupo Athena, regional sudeste, Fernando Aguiar.Todos consideram o canal um novo ciclo de mudanças para a saúde. Segundo Pedrinha, o Sebrae incentiva projetos como a Rede Saúde, pois o setor está em pleno crescimento no Estado. Caroline Bento endossou essa opinião e completou: “Projetos como esse nos mostram a importância de olhar para o novo. Estamos completando 35 anos e a saúde é um dos pilares importantes para ouvirmos”, afirmou. Já Aguiar frisou que o momento do lançamento da plataforma foi muito oportuno devido à fusão da rede São Bernardo com a Samp, um novo momento para a saúde capixaba. A construção da plataforma teve início em 2021 quando, a convite do superintendente de conteúdo da Rede Vitória, Alexandre de Carvalho, Dra Alice Sarcinelli (ÁS Consultoria) desenhou o projeto inovador, transmídia, que une as expertise de mercado e de comunicação, com foco em alavancar o setor da saúde no Espírito Santo, apoiando e conectando empresas e negócios visando a melhora da saúde da população. Os primeiros passos foram os lançamentos da Coluna Vida Saudável (Folha), o programa de Rádio Saúde Pública (Pannews) e o programa Check-up Saúde (Folha e Tv Vitória).  A consolidação se deu com a realização dos dois eventos Saúde em Fórum em 2023, reunindo a cadeia produtiva do setor da saúde para gerar conexões, debater entraves do setor e promover melhorias para os capixabas. Todas estas ações em conjunto formam a Rede Saúde - conteúdo de saúde de qualidade e confiança para a população e mercado (Eventos, Rádio, TV, Jornal On-line, Mídias Sociais).  Seja bem-vindo!