instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Saúde em Fórum

por Dra. Alice Sarcinelli

Encontro de lideranças da saúde Capixaba firma importância da colaboração para a sustentabilidade do setor

O Colegiado da Saúde se reuniu, pela terceira vez, para discutir assuntos como a judicialização da saúde e créditos e serviços financeiros para o setor. O grupo é composto por líderes e entidades comprometidas a impulsionar a inovação no setor de saúde do Espírito Santo.

Crédito da foto: Divulgação

Conexão de lideranças

O terceiro encontro do Colegiado da Saúde do Espírito Santo reuniu na última sexta-feira (24), no Auditório da Multivix Vitória, em Goiabeiras, grandes líderes e entidades comprometidas em impulsionar a excelência e a inovação no setor de saúde no Espírito Santo. Estavam presentes, executivos do Grupo Tommasi, SENAC, Sebrae, Sesc, Hospital Santa Rita, Affec, Multivix, Unidas, Banescaixa, Capital Prev, Grupo Athena - Samp São Bernardo, Escola Americana de Vitória, FAESA, Integra Gestão em Saúde, Prefeitura Municipal da Serra, além de empresários do setor da saúde ou a ele ligados. O Colegiado da Saúde do Espírito Santo surgiu no final de 2023 como resposta aos desafios do setor, configurando-se como um espaço de debate inovador, que reúne livremente representantes diversos, incluindo empresários, escolas de formação, profissionais de saúde, governo, fornecedores e investidores, na abordagem de questões vitais para a área da saúde no estado. "Nossa visão é ser a força motriz para a transformação do setor da saúde no Espírito Santo, proporcionando a conexão de lideranças e empresas, fomentando parcerias e impulsionando o crescimento e a inovação”, afirmou Luiz Sobral Vieira Junior, médico e diretor do Comitê Estratégico. A presidente do Colegiado da Saúde no Espírito Santo, Alice Sarcinelli, reiterou a importância da conformação do Colegiado para o Estado. “A presença e entusiasmo de grandes executivos da saúde do Espírito Santo é a confirmação de que faltava no Estado um espaço como o Colegiado. Um ambiente voltado para o debate e colaboração entre seus membros e uma referência para quem busca dialogar com o setor, um ponto focal”, disse.

Destaque dos debates

Na agenda, houve a devolutiva, por parte do Sebrae-ES, do andamento da pauta do Crédito e Serviços Financeiros para o setor de saúde no Estado, uma das pautas prioritárias para o Colegiado em 2024, e tema do próximo Saúde em Fórum, marcado para o dia 28 de junho. Patricia Fontes e Eduardo Simões, representantes do Sebrae/ES, adiantaram que a interlocução com as instituições financeiras está adiantada e que novas soluções serão apresentadas ao mercado no evento de junho, além de novos dados de pesquisa inédita para auxiliar os empreendedores na tomada de decisão e acesso ao crédito. Também foi discutido o tema que entrará na agenda de 2025 do Colegiado, Judicialização da Saúde. Com palestra do advogado Renan Sales, do escritório Sales Oliveira, ele destacou que a quantidade de processos na área de saúde é preocupante. “O aumento de demandas relacionadas a esse tema são altas. O gestor deve se atentar para esses dados e adotar medidas preventivas de fato, de modo a reverter ou mesmo diminuir esse cenário”, afirmou. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 2011 para 2023, houve um aumento de 1226% na evolução de números de processos de saúde distribuídos. O próximo passo será um diagnóstico da judicialização do Estado, trazendo o ponto de vista dos usuários e das instituições públicas e privadas, para o Colegiado organizar  frentes de trabalho em busca de soluções práticas que visem a melhora da qualidade de vida da população e dos serviços prestados, de maneira sustentável. Alice citou o exemplo da Inglaterra, que tem o NICE, uma Agência de avaliação e incorporação de tecnologias, que poderia servir de modelo para o Brasil e o Espírito Santo.