Evento conecta lideranças da Saúde do Estado
Publicado em .
A terceira edição do Saúde em Fórum, realizada no último dia 28, reuniu 180 gestores e lideranças em saúde do Estado para debater sobre crédito e financiamento da saúde.
O evento “Conectando Quem Produz Saúde” foi promovido pela Rede Vitória de Comunicação e pela ÁS Consultoria e, na ocasião, foram apresentadas soluções em crédito e também em serviços financeiros para o setor. Essa demanda por soluções no crédito foi discutida no último Fórum e ocasionou a devolutiva para a realização da terceira edição.
Com uma programação que trouxe nomes como Eduardo Ton do Sicoob, Diego Matos do Grupo Athena, Patrícia Fontes do Sebrae, o debate fomentou soluções para o crédito, principalmente, das pequenas empresas que têm dificuldades em cumprir uma série de exigências que até então eram cobradas pelas Instituições Financeiras para conseguir crédito.
Mais de doze instituições financeiras presentes, entre elas o Sicoob, entraram em parceria com o setor de saúde para oferecer programas diferenciados para aqueles que buscam financiamento no setor.
Segundo a analista da Unidade de Ambiente e Negócios e Acesso ao Crédito do Sebrae/ES, Patrícia Fontes, as empresas buscam o crédito no mercado para poderem crescer e expandir os negócios. Nesse sentido, o Sebrae/ES realizou uma pesquisa inédita no mercado capixaba para saber as demandas do setor. A pesquisa apontou que, embora o mercado de saúde do Espírito Santo cresceu 5% comparado ao ano passado, 25% das empresas de saúde estão com dívidas em atraso; 34% estão em dia com seus financiamentos e 41% não possuem dívidas ou empréstimos em aberto.
A líder em Inovação no Hugb – Grupo Buaiz, Anna Paula Oliveira citou outros entraves como ofertas de produtos Pessoa Jurídica versus Pessoa Física; Custo do dinheiro e exigências de garantias; Linhas de crédito para os clientes deficientes e linhas de créditos especiais excassa.
Diante das demandas, as instituições financeiras foram provocadas a desenvolver soluções que ajudassem a fomentar o setor. Segundo a presidente do Colegiado de Saúde, Alice Sarcinelli, o evento foi voltado para apresentar as soluções de crédito e de serviços financeiros para o setor de saúde no Estado. “No Fórum anterior detectamos o problema do setor e nesta terceira edição, apresentamos as soluções”, explicou Alice.
A próxima edição está marcada para outubro e terá como tema Qualidade no Setor da Saúde.