instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Saúde em Fórum

por Dra. Alice Sarcinelli

Eduardo

Crédito da foto: divulgação

Evento conecta lideranças da Saúde do Estado

Publicado em .

A terceira edição do Saúde em Fórum, realizada no último dia 28, reuniu 180 gestores e lideranças em saúde do Estado para debater sobre crédito e financiamento da saúde.

O evento “Conectando Quem Produz Saúde” foi promovido pela Rede Vitória de Comunicação e pela ÁS Consultoria e, na ocasião, foram apresentadas soluções em crédito e também em serviços financeiros para o setor. Essa demanda por soluções no crédito foi discutida no último Fórum e ocasionou a devolutiva para a realização da terceira edição.

Com uma programação que trouxe nomes como Eduardo Ton do Sicoob, Diego Matos do Grupo Athena, Patrícia Fontes do Sebrae, o debate fomentou soluções para o crédito, principalmente, das pequenas empresas que têm dificuldades em cumprir uma série de exigências que até então eram cobradas pelas Instituições Financeiras para conseguir crédito.

Mais de doze instituições financeiras presentes, entre elas o Sicoob, entraram em parceria com o setor de saúde para oferecer programas diferenciados para aqueles que buscam financiamento no setor.

Segundo a analista da Unidade de Ambiente e Negócios e Acesso ao Crédito do Sebrae/ES, Patrícia Fontes, as empresas buscam o crédito no mercado para poderem crescer e expandir os negócios. Nesse sentido, o Sebrae/ES realizou uma pesquisa inédita no mercado capixaba para saber as demandas do setor. A pesquisa apontou que, embora o mercado de saúde do Espírito Santo cresceu 5% comparado ao ano passado, 25% das empresas de saúde estão com dívidas em atraso; 34% estão em dia com seus financiamentos e 41% não possuem dívidas ou empréstimos em aberto.

A líder em Inovação no Hugb – Grupo Buaiz, Anna Paula Oliveira citou outros entraves como ofertas de produtos Pessoa Jurídica versus Pessoa Física; Custo do dinheiro e exigências de garantias; Linhas de crédito para os clientes deficientes e linhas de créditos especiais excassa.

Diante das demandas, as instituições financeiras foram provocadas a desenvolver soluções que ajudassem a fomentar o setor. Segundo a presidente do Colegiado de Saúde, Alice Sarcinelli, o evento foi voltado para apresentar as soluções de crédito e de serviços financeiros para o setor de saúde no Estado. “No Fórum anterior detectamos o problema do setor e nesta terceira edição, apresentamos as soluções”, explicou Alice.

A próxima edição está marcada para outubro e terá como tema Qualidade no Setor da Saúde.

Crédito da foto: divulgação

Eduardo Ton do Sicoob abre palestra no Fórum de Saúde

O Saúde em Fórum é um espaço de debate para reunir líderes e entidades comprometidas a desenvolver excelência e inovação no setor da saúde do Estado.

Com grandes desafios na área da saúde tanto pública como suplementar, o setor da saúde vive um momento muito interessante, segundo o gerente de Crédito e Agronegócios do Sicoob do Espírito Santo, Eduardo Frohlich Ton que abriu o ciclo de palestras do Fórum.

Ele frisou a iniciativa do Instituto Inova na área pública como exemplo e citou que o momento é de atrair investimentos de fundos internacionais chegando a um número de beneficiários na saúde suplementar em torno de um milhão e trezentos mil reais.

“O Espírito Santo tem cerca de 33% de cobertura na saúde suplementar e Vitória chega a 61%. Isso mostra que o setor de saúde está amadurecendo e trazendo uma necessidade de constante discussão para melhorias. E o Colegiado se propõe a ser um grupo formado por profissionais de saúde, hospitais, empresários, gestores de planos de saúde, escolas de formação e também gestores públicos que vão debater juntos desafios e aproveitamento de oportunidades do setor”, afirmou.

Em outubro de 2023, na segunda edição do Saúde em Fórum, foi lançada uma pesquisa pioneira, realizada pelo Sebrae, sobre o acesso ao crédito do setor da saúde no Espírito Santo. Ela revelou importantes insights sobre as dificuldades e necessidades de financiamento enfrentadas pelas Instituições de Saúde no nosso Estado, principalmente, pelas Instituições menores. Foi nesse mesmo Fórum que foi lançado o Colegiado de Saúde.

“Nossa primeira missão foi discutir e encontrar soluções práticas para os desafios financeiros e tecnológicos que o setor enfrenta. Então nós somos a união livre de líderes e entidades comprometidas em impulsionar a excelência e a inovação no setor de saúde sempre pensando no que a saúde mais precisa que é a questão do custo e da efetividade. O nosso propósito é uni-los como colegiados e buscar melhorar a qualidade de vida da população capixaba proporcionando a conexão de lideranças e empresas, além de formatar parcerias e impulsionar crescimento e a inovação”, frisou.

No Fórum, foi feita a devolutiva daquilo que foi discutido e trabalhado pelo Colegiado desde outubro até agora. O objetivo da temática do primeiro painel foi abordar as principais questões de acesso ao crédito e financiamento para o setor de saúde explorando as facilidades do acesso aos recursos financeiros, essenciais para melhoria dos serviços.