instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Saúde em Fórum

por Dra. Alice Sarcinelli

médicas do curso

Médicas responsáveis pelo curso Crédito da foto: divulgação

Hospital investe em Ciência da Melhoria

Publicado em .

O Hospital Santa Rita desenvolve um trabalho de multiplicação de conhecimentos baseados em metodologias com os profissionais de saúde entre líderes e profissionais da assistência em curso específico sobre Ciência da Melhoria. 

A premissa da estratégia do Hospital Santa Rita é o foco em qualidade e segurança em seus processos operacionais e assistenciais. O planejamento deste ano tem como um dos objetivos estratégicos a incorporação de um método para acelerar a implementação de melhorias.

O método é o MODELO DE MELHORIA do IHI (Institute for Healthcare Improvement) que traz as ferramentas e conceitos necessários para fazer melhorias em sistemas complexos como a saúde. A abordagem é no sistema, partindo da premissa que “todo sistema é desenhado para produzir os resultados que produz”, assim, para melhorá-lo é preciso redesenhá-lo.

Dessa forma, o Hospital iniciou uma capacitação de toda a liderança sobre as bases conceituais do Modelo de Melhoria e suas ferramentas utilizando projetos aplicativos práticos.

O Modelo de Melhoria é composto por três perguntas fundamentais: O que queremos realizar? Como saberemos que uma mudança é uma melhoria? E que mudanças vamos fazer para resultar em melhoria? Essas são apoiadas pelo PDSA que são testes em pequena escala realizados junto a equipe envolvida e que auxiliam a entender o contexto no qual as mudanças serão implementadas.

“Aprendemos nesta jornada que toda melhoria requer uma mudança, porém nem sempre as mudanças realizadas resultam em melhoria. Atualmente o Hospital Santa Rita conta com nossas especialistas em Melhoria, as médicas Daniela Feitosa e  Cristiana Gomes. Elas se formaram no curso Especialista em melhorias pelo Institute for Healthcare Improvement em 2016 na primeira turma desta formação e desde 2017 atuam em projetos colaborativos junto ao IHI dentro e fora do Brasil com resultados espetaculares e sustentados em instituições públicas e privadas”, explica a coordenadora de Qualidade da Afecc – Hospital Santa Rita, Luciana Reis.

O curso vai ser executado com os profissionais selecionados ao longo do ano de 2024 mesclando os conceitos teóricos com a aplicação prática dos conhecimentos no desenvolvimento de projetos de melhoria. Ao todo, a Instituição tem oito projetos em desenvolvimento usando este modelo e ao final do ano seus resultados serão compartilhados com toda a instituição.

 

Médicas responsáveis pelo curso Crédito da foto: divulgação