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Saúde em Fórum

por Dra. Alice Sarcinelli

O que aprendi na Harvard Medical School: Co-design na área da Saúde

O médico Alberto Büge Stein, cirurgião do aparelho digestivo, pós-graduando em “Surgical Leadership”, pela Harvard Medical School, nos Estados Unidos, explica para a coluna o significado do termo Co-design.

Estamos preparados?

 
 
O termo em inglês “Co-design” se refere a participação do usuário, no caso da área de saúde, os próprios pacientes e seus familiares são os participantes na elaboração de toda linha de cuidado, desde processos clínicos como melhor horário de administração dos medicamentos durante a internação, até no modo de decorar uma tomografia no setor de pediatria para tornar a experiência da criança menos traumática.
 
Uma das intervenções mais comentadas foi a plotagem de todas máquinas de tomografia do setor de pediatria de um grande Hospital Oncológico infantil americano, com figuras que simulavam um submarino, com todos os técnicos e funcionários do setor vestidos com roupas que remetiam a mergulhadores. Essa ideia veio de pais que participaram da elaboração do projeto de modernização do setor.
Muito além de uma questão estética, a mudança gerou menor tempo para realização do exame, menor necessidade de sedação das crianças para realização dos exames de tomografia, melhora de todos os índices de satisfação do cliente do setor, que antes da reforma estava entre os três piores do hospital.
 
Em nosso meio, a participação dos usuários da área da saúde na elaboração de soluções ou processos é praticamente nula. Desconhecimento do tema pelos gestores, falta de financiamento e medo de que pessoas ¨leigas¨ possam atrapalhar o fluxo do trabalho são alguns dos argumentos para a baixa participação dos usuários nos processos na área da Saúde.
 
Ouvir o cliente e seus questionamentos somente no final do processo parece não bastar para quem quer se diferenciar em um mercado tão competitivo. Saber usar de forma inteligente o paciente e seus familiares no início, na fase de desenvolvimento do projeto ou processo, economiza tempo e investimento e parece aumentar o engajamento e satisfação do usuário.