instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Saúde em Fórum

por Dra. Alice Sarcinelli

Augusto Fagundes

Crédito da foto: divulgação

Vitória sedia maior Congresso de Oncologia do Estado

Publicado em .

Vitória vai sediar o 3º Congresso de Oncologia do Hospital Santa Rita, maior evento científico do Espírito Santo sobre os avanços no tratamento do câncer. Ao todo, serão 16 temas apresentados entre os dias 29 a 31 de agosto.

Com o tema central “Novos Olhares no Universo da Oncologia: O Paciente no Centro do Cuidado”, o Congresso, que será realizado no Centro de Convenções de Vitória, vai contar com nomes ligados ao avanço do tratamento do câncer no Brasil e no exterior. Entre eles, Dra. Cibele Carroll (cirurgiã oncológica, doutora em Saúde Coletiva e cientista na University of Wisconsin – USA), Dra. ⁠Fabiana Makdisse (mastologista, mestre e doutora em Oncologia, Líder do Centro de Referência em Tumores da Mama do AC Camargo Cancer Center – SP ),  Dr. Felipe Coimbra (cirurgião oncológico, Líder do Centro de Referência em Tumores do Aparelho Digestivo Alto do AC Camargo Cancer Center – SP) e Dr. Gustavo Guitman (ginecologista, chefe do Serviço de Ginecologia do Inca – RJ).

Alguns dos destaques dos avanços a serem apresentados serão os novos tratamentos para o câncer de mama, de pulmão, ginecológico, de próstata, bem como a importância e evolução dos cuidados paliativos, o tratamento inter e multidisciplinar, as práticas integrativas e complementares do tratamento oncológico.

A Presidente do Congresso e da Comissão Científica, Dra. Ana Luiza Miranda Cardona Machado, chama a atenção para a amplitude do evento, que vai debater, pelo terceiro ano, a evolução e a novidades científicas para o mais assertivo tratamento do câncer em todas as especialidades médicas.

“Iremos trocar experiências, adquirir conhecimento para avançar cada vez mais no tratamento contra o câncer. O Santa Rita, por ser um centro de referência em oncologia no Espírito Santo, tem muito a contribuir com os demais centros e avançar cada vez mais em novas técnicas de combate à doença”, conclui.

O diretor técnico do Congresso, Dr. Luiz Augusto Fagundes, explica que o evento é voltado para os profissionais da área de saúde. “Será um congresso para profissionais de saúde. Médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, entre outros profissionais . Os presentes terão uma visão do cuidado centrado nas necessidades do paciente”, garante.

Os interessados podem fazer a inscrição e conferir a programação do 3º Congresso de Oncologia do Hospital Santa Rita pelo link: https://bit.ly/49xZ5OJ

Crédito da foto: divulgação

O Câncer no Espírito Santo

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que serão diagnosticados, no Brasil, 704 mil novos casos de câncer para cada ano do triênio 2023 – 2025, o que significa que se somarmos esses três anos, serão 2,1 milhões de novos diagnósticos da doença no final de 2025. A previsão para o Espírito Santo é de surgirem, para cada ano do triênio 2023-2025, o total de 29.421 novos casos, sendo 1.740 de próstata, 900 de mama e 260 de colo de útero.

Desse total, 3.315 devem ser diagnosticados em moradores de Vitória, sendo 120 novos casos de câncer de mama, 70 de próstata e 20 de colo de útero.

Cobertura de Atendimento

O INCA destaca que a distribuição dos casos de câncer e a capacidade de resposta variam significativamente entre os estados, influenciadas por fatores como infraestrutura de saúde, disponibilidade de tecnologia e políticas públicas. No Espírito Santo, a rápida resposta no início do tratamento e a existência de centros de referência tanto para adultos quanto para crianças são pontos positivos.

O Estado se destaca por sua eficiência no início do tratamento e pela presença de hospitais com tecnologia avançada, embora enfrente desafios comuns a outras regiões do Brasil, como a necessidade de ampliação da cobertura e acesso aos tratamentos mais modernos.

Considerado o maior complexo oncológico do Estado, o Santa Rita destaca-se pela realização de transplantes de medula óssea e pelo uso de tecnologias avançadas em radioterapia, como a Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT) e a Terapia Volumétrica com Arco Modulado (VMAT), que oferecem tratamentos mais precisos e eficazes​​.

O Hospital Infantil de Vitória também é referência em oncologia pediátrica, atendendo não apenas crianças e adolescentes do Espírito Santo, mas também do Sul da Bahia e Leste de Minas Gerais​​.

 

Diagnóstico precoce

Um estudo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) revelou que 65% dos pacientes iniciaram o tratamento no mesmo dia do diagnóstico, indicando uma resposta rápida do sistema público de saúde​. De acordo com o relatório, a Portaria nº 876/2013, do Ministério da Saúde, estabelece que compete às Secretarias Municipais de Saúde garantir e monitorar o cumprimento do prazo de 60 dias de que trata o art. 2º da Lei nº 12.732, de 2012, lei que ficou conhecida como a “Lei dos 60 dias”. Um fato relevante é que houve alguns episódios em que o resultado diagnóstico foi posterior ao tratamento, situação esta que pode ocorrer nos casos em que a cirurgia é uma das principais vias de tratamento.  Porém, segundo os dados do DATASUS, em 50 dos 78 municípios capixabas verificou-se que esse prazo de 60 dias para o início do tratamento não foi cumprido,