Hospital utiliza nova tecnologia na cirurgia a laser para remoção de próstata aumentada
Publicado em .
A Santa Casa realizou neste mês uma inovadora cirurgia a laser para remoção de próstata aumentada com o aparelho de laser mais moderno disponível no mercado, o laser da BOSTON – MOSES 120W com laser retropulsado que tem reconhecimento internacional.
Atualmente, a Santa Casa é um dos quatro locais do País que faz o procedimento que permite uma recuperação mais rápida e com menos complicações ao paciente. Segundo o diretor técnico da Santa Casa de Vitória, Thiago Pancini, com o uso do laser, a cirurgia é mais precisa. “Fazemos a cirurgia, totalmente por via endoscópica, sem a necessidade de cortes ou incisões, o que permite uma recuperação mais precoce, com menos incômodo aos pacientes, menos dor no pós-operatório e com menores chances de complicações. Especificamente o laser que adquirimos, por sem um aparelho mais moderno, permite cirurgias mais precisas, com menor chance de sangramento e mais rápidas”, afirma.
O chefe do Serviço de Urologia da Santa Casa de Vitória, Alexander Hatsumura, explica que o aumento da próstata é um problema muito comum em homens acima de 50 anos. “A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, que envolve a parte superior da uretra, local por onde passa a urina. Com esse aumento, alguns sintomas podem aparecer, como dificuldade para urinar, jato de urina fraco, fino, associado a esforço miccional, gotejamento de urina no final da micção, acordar muitas vezes a noite para urinar e às vezes até mesmo incontinência urinária”, detalha.
Com o uso do laser, não há necessidade de cortes ou incisões, o que permite uma recuperação mais precoce, com menos incômodo aos pacientes, menos dor no pós-operatório e com menores chances de complicações. A grande maioria dos pacientes recebe alta no primeiro dia após a cirurgia, já sem uso da sonda vesical. Em casos selecionados, podem até receber alta no mesmo dia da cirurgia.